Xadrez

links patrocinados

Xadrez

Xadrez

O Xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais tradicionais e antigos, necessitando de apenas dois jogadores e com pouco tempo necessário para montagem das peças. Na hora de início do jogo, entretanto, devido ao alto nível de habilidade e exigência de táticas, estratégias e possibilidades de interação entre os itens e suas formas de ataque, ocupa muito mais tempo de reflexão. Segundo fontes históricas, o formato atual do jogo é vem da Europa, na época do Renascimento (em torno do século quinze), embora suas origens são ainda mais antigas – indianas e persas.

O Xadrez também é um jogo muito popular, podendo ser jogado tradicionalmente ao vivo, pela internet ou em eventos e locais específicos, como torneios, clubes, escolas e afins. São mais de seiscentos milhões de pessoas no mundo que sabem jogar xadrez, sendo que mais de sete milhões fazem parte de associações e pratiquem com frequência o jogo. Por envolver estratégias e táticas, o jogo não é considerado de sorte – exceto pelo fato das peças brancas começarem antes do que as pretas, mas estatísticas comprovam que isso não tem nada a ver com quem seria o ganhador da partida.

São dezesseis peças controladas pelo jogador, sendo que além dos oito peões, conta também com peças como a rainha (que pode andar tanto na diagonal como em linha reta ou de lado), o rei (só pode mover uma casa de cada vez, em linha reta ou para o lado), o bispo (anda apenas na diagonal), a torre (apenas em linha reta ou para o lado) e o cavalo (anda em forma da letra L, sendo a única peça que pode pular por cima das outras). São dois cavalos, duas torres, dois bispos, uma rainha e um rei, sendo que o objetivo é matar o rei através do xeque mate.

Mais informações

Desde o ano de 2001, o xadrez é considerado um esporte olímpico, tendo inclusive um comitê internacional olímpico e campeonatos mundiais específicos. No Brasil, existem campeonatos embora não de órgão oficiais internacionais desde 1927 – enquanto a disputa nacional masculina oficial está no número setenta e oito, a feminina está no número cinqüenta e um. Existem diferentes estudos psicológicos sobre a interpretação de como os jogadores tratam e preferem as peças, sendo que também envolve a leitura das expressões faciais dos jogadores, semelhante ao pôquer.

Além da psicologia, também existem estudos matemáticos sobre as possibilidades de interação entre as peças. Segundo estimativas, são dez elevado à potência de cinqüenta possibilidades de jogos – o número de átomos no universo é de dez elevado à potência de setenta, apenas como comparação. É também muito popular os jogos de xadrez com programas de computador, sendo que é possível jogar contra a própria máquina, entre duas pessoas presentes no mesmo espaço ou ainda pela internet com jogadores em diferentes lugares no mundo, com jogadas em tempo real.

Antigamente, uma das formas populares eram jogadas atualizadas através do email, já que ainda não tinha sido formulado um jogo online ou software para ligar duas pessoas longe uma da outra.

Fotos

Confira Fotos do Xadrez:

XadrezXadrez
Jogo de xadrezJogo de xadrez
O jogo possui várias regrasO jogo possui várias regras

Pesquisar
Artigos Relacionados