Xadrez – Regras e dicas do jogo Xadrez

links patrocinados

Xadrez - Regras e dicas do jogo Xadrez

Xadrez – Regras e dicas do jogo Xadrez

Sobre o Xadrez

O xadrez é um dos jogos mais antigos no mundo. A forma atual de se jogar xadrez que o Ocidente conhece surgiu no Século XV, durante o Renascimento. Ele evoluiu das suas antigas origens persas e indianas.

Esse jogo é um dos mais populares do mundo. Estima-se que milhões de pessoas em todo mundo praticam xadrez. Uma pesquisa feita recentemente, verificou que cerca de 605 milhões de pessoas no mundo inteiro sabem jogar xadrez, sendo que mais de sete milhões estão filiadas em alguma entidade do esporte.

Regras do xadrez

As regras do xadrez não são de todo difícil, porém dependendo do grau de evolução dos participantes, o nível estratégico poderá ser muito alto. Sua complexidade é tida como mediana. O jogo é disputado num tabuleiro xadrez, geralmente por duas pessoas. Cada pessoa fica num lado do tabuleiro. O jogo contém ao todo trinta e duas peças, sendo que são divididas entre os dois participantes.

Rei e Rainha

A peça mais importante do jogo é o Rei. O intuito do jogo é conseguir fazer a jogada conhecida como xeque-mate no Rei adversário. Essa jogada consiste em impossibilitar o Rei a se mexer sem que este venha a sofrer um ataque do opoente.

Os movimentos do Rei são tidos como simples. Ele pode fazer movimentos para todos os lados, porém apenas para uma casa. Já a Rainha tem uma movimentação mais robusta. Ela pode também se movimentar para todos os lados, quantas casas quiser. É uma das mais potentes peças do tabuleiro. Ao lado do Rei e da Rainha estão os Bispos. Eles fazem uma movimentação interessante. Apenas em diagonais, sendo quantas casas quiser.

Bispo e Cavalo

Ao lado do Bispo encontramos o Cavalo. Esse faz uma movimentação única no jogo. O Cavalo se movimenta em L, ou seja, ele avança uma casa pra frente e duas para o lado, ou duas para frente e uma para o lado.

A Torre é a peça que fica ao lado do Cavalo. A Torre é tida como uma das peças de defesa do jogo. Ele faz apenas movimentos na horizontal e na vertical. À frente dessas peças todas ficam os peões. Eles são tidas como a linha de frente do exército. Eles são as peças mais fracas, porém se o jogador souber utilizar os peões, poderá ser muito útil na conquista da vitória.

Peões

Eles fazem movimentos apenas para frente, sendo que só podem atacar na diagonal, ou seja, não pode atacar se movimentando para frente nem movimentar para a diagonal. O peão também não pode mover-se para traz. Uma jogada interessante do peão é quando esse chega ao limite do território adversário, ele poderá ser trocado por outra peça que já fora eliminado no tabuleiro.

Com cada vez mais adeptos, Xadrez tem diversos canais que possibilitam que as pessoas aprendam este jogo

O jogo de xadrez pode ser considerado por muitos algo muito difícil, porém para outros este é visto como um jogo de lógica, por isso o jogo ganha a cada dia que passa muitos adeptos, mas na hora de aprender qual o melhor caminho para quem não possuí nenhum conhecimento do jogo, existem uma infinidade de opções para quem deseja aprender mais sobre o xadrez.

 

A internet se mostra uma grande aliada quando o assunto é pesquisar sobre diversos assuntos sobre os quais não se tem qualquer tipo de informação, porém como todas as informações, o mais importante é que a pessoa pesquise e procure por sites que apresentem maiores informações sobre o que se deseja ter maiores informações, com o xadrez não é diferente.

 

Por se tratar de um jogo complexo, o xadrez possui muitas informações, que é importante que o jogador iniciante tenha em mente, muitas dessas informações são fundamentadas e com isso é importante que a pessoa pesquise pelas fundamentações do jogo, antes de tentar começar a jogar, para aqueles que não sabem onde encontrar as informações é importante lembrar, que mais uma vez a internet se torna uma grande aliada, quando o assunto principal é aprender a jogar xadrez.

 

Existem uma infinidade de vídeos na internet que são capazes de dar informações sobre o jogo de xadrez, seja para iniciantes ou para as pessoas que já sabem jogar, mas precisam de dicas de como aprimorar suas maneiras de jogar, sendo assim o melhor caminho é procurar por vídeos que existem em diversos sites e canais da internet, além de demonstrar maneiras de jogar estes fornecem informações sobre como o jogador pode se tornar um jogador ainda melhor.

 

Canais em sites especializados em hospedar vídeos na internet podem ser um ótimo caminho para quem deseja saber mais sobre o jogo de xadrez, existem uma infinidade de pessoas que postam vídeos sobre como jogar xadrez, sendo assim, basta que o interessado procure por aquele que mais lhe agrada, de acordo com a linguagem utilizada ou mesmo com o nível que é proposto por cada canal de jogo, em meios a tantos existentes.

 

Seja para aqueles que desejam aprender na prática quanto para os que, antes de se arriscar, preferem saber um pouco mais sobre a história do jogo de xadrez, os canais existentes em sites especializados em vídeos, bem como blogs que além de conterem vídeos também fazem questão de ter informações teóricas sobre o jogo, podem ser um ótimo caminho para quem deseja começar a jogar o xadrez.

 

Com todas essas informações basta que o interessado pesquise em sites de busca pela internet, estes darão uma infinita gama de opções para os que desejam aprender um pouco mais sobre os fundamentos e também sobre a prática do jogo, como muitos dizem, o xadrez é um jogo de estratégia, e esta já começa na hora de buscar por mais informações sobre esse jogo que ganha cada vez mais adeptos.

Pesquisar
Artigos Relacionados