Winzip: como funciona e onde baixar

links patrocinados

Winzip: como funciona e onde baixar

O Winzip é um dos softwares mais tradicionais do mundo em seu segmento, o de compactação de arquivos. Sua primeira versão foi lançada em 1990, com o objetivo de reduzir o tamanho de arquivos em um formato compacto, com extensão zip. Uma as grandes vantagens deste software é sua constante atualização com o passar do tempo, o que inclui a adição de novos recursos. A última versão lançada utiliza uma nova plataforma de compressão, chamada ZIPX, que oferece uma taxa de compactação ainda superior se comparada com a tecnologia anterior, sem redução na velocidade.

Versões atuais do Winzip

Winzip: como funciona e onde baixar Winzip: como funciona

Winzip atual apresentou diversas mudanças. A principal delas é visual, deixando a interface mais parecida com a do pacote Office 2010. Com esse layout, as principais funções utilizadas ficam em uma posição de destaque na tela, deixando o acesso mais rápido. Os principais recursos do Winzip estão divididos em cinco abas: Home (onde estão funções como compactar e descompactar, gravar em DVD etc), Backups (onde é possível criar cópias de segurança para e-mails e documentos), Ferramentas (que possui funções como divisão do arquivo compactado em vários pedaços e criação de versões executáveis), Configurações (onde é possível escolher métodos de compactação, dentre outras funções) e Layout (que possibilita alterar a visualização do software entre a versão clássica e a atual).

Winzip: onde baixar

Como funciona a compactação do Winzip

A compactação do Winzip resume o código binário que compõe o arquivo, o que permite que o tamanho final seja menor do que o original. Se, por exemplo, a estrutura do arquivo possui uma sequência binária 0000111, o Winzip transforma este código em simplesmente 4031 (quatro vezes o número “0” e três vezes o número “1”). Podemos perceber, neste exemplo, que o tamanho foi reduzido de sete dígitos (bytes) para quatro dígitos.

O Winzip permite, também, a criptografia dos arquivos compactados. Com isso, os usuários podem criar senhas para proteger seus arquivos, recurso ideal para quem deseja fazer o upload de algum documento, mas prefere mantê-lo disponível apenas para poucas pessoas.

Outra função interessante é a possibilidade de visualizar imagens sem que elas precisem ser descompactadas. O próprio software cria miniaturas destas imagens, como se fosse uma pasta normal do Windows. O programa também possui um gadget para desktop, onde é possível compactar e descompactar arquivos apenas arrastando-os com o mouse.

O que é Winzip

Como instalar o programa

O Winzip possui um sistema simples de instalação. Contudo, durante o processo, fique atento à instalação do software adicional Uniblue Registry Booster, que aparece logo no início do processo. A maioria dos usuários prefere não instalar este programa. Se este é o seu caso, basta escolher a opção inferior (“No, thanks, please just install Winzip”).

Winzip - versões

Versões

O Winzip é um programa gratuito para testes, que pode ser encontrado em sites como Baixaki e Softonic, além da própria página do desenvolvedor. A versão gratuita, entretanto, possui todas as versões do Winzip pago. A única diferença é que você terá uma tela adicional quando o programa é aberto, solicitando a compra. Basta fechá-la e utilizar o software normalmente.

Pesquisar
Artigos Relacionados