Wikipedia inglês

links patrocinados

Wikipedia inglês

Wikipédia Inglês

O que é a Wikipédia

A Wikipédia é a maior enciclopédia online que existe atualmente. Sua fundação oficial data do ano de 2001, na Flórida, Estados Unidos. Seus fundadores, Jimmy Wales e Larry Sangers, deram inicio a uma das maiores empresas da web no mundo inteiro.

Wikipédia possui como principal característica o fato de ser livre. Ou seja, qualquer um que tenha um computador e acesso a internet pode criar, editar e revisar artigos. É fato que os usuários experientes da Wikipédia não passam de 40 % do número de editores cadastrados. Isto se deve a complexidade de formular os artigos e, também, a falta de identidade e comprometimento com os rituais culturais da Wikipédia.

A Wikipédia em inglês

A Wikipédia em Inglês é a maior versão do site, que está disponível em mais de 280 idiomas e dialetos pelo mundo. A versão em inglês da Wikipédia conta com mais de 4,3 milhões de artigos dos mais variados temas, sendo o tema ‘cultura e artes’ o que tem mais artigos escritos.

Wikipédia em Inglês

A Wikipédia em inglês é a primeira, a sede do site. O QG da empresa fica na Flórida, nos Estados Unidos e seus servidores também estão localizados lá. Por este motivo, a Wikipédia em inglês e, também as demais, seguem as rigorosas leis de direitos autorais e produção de conteúdo daquele estado.

Na realidade, um fato curioso sobre a Wikipédia é que seus usuários membros não podem criar informações. Isto significa, que seus artigos devem apenas passar informações que já existem, retransmiti-las. Sendo assim, não são produzidos novos conhecimentos.

Artigos do Wikipédia em Inglês

Os artigos da Wikipédia em inglês

Como dito, a Wikipédia em inglês é a que tem o maior número de artigos escritos: mais de 4,7 milhões. Além do tema ‘cultura e artes’, há grandes quantidades de artigos dos temas: biografias e pessoas, ciências sociais e a sociedade, geografia e locais, eventos da história e ciências naturais e físicas. Outros temas não tem parcela significativa na gama de assuntos dos artigos.

A Wikipédia em inglês também detém o maior número de membros cadastrados ativos.

Polêmicas da Wikipédia

Polêmicas da Wikipédia

Tanto a Wikipédia em inglês como as demais são envolvidas em diversas polêmicas ao redor do mundo. A principal crítica é feita pelo fato de a Wikipédia não ser confiável pois, seu conteúdo é facilmente editável por pessoas sem escrúpulos que podem tanto retirar informações essenciais sobre um assunto, como incluir outras informações que possam mudar o sentido deste mesmo assunto.

Os diretores da Wikipédia afirmam que as ferramentas que reconhecem as informações errôneas e as tentativas de prejudicar os artigos são rápidas e eficientes, podendo levar minutos para retirar do ar estas informações.

Outra grande polêmica é a presença de artigos relacionados a assuntos pornográficos, incluindo imagens de pessoas nuas e cenas fortes de sexo e ejaculação. A Wikipédia em inglês já se pronunciou, afirmando que, como enciclopédia, deve abordar todos os assuntos que estiverem ao alcance e que irá analisar possíveis medidas que controle a divulgação destas imagens e informações mais ‘incômodas’.

Wikipédia Enciclopédia online

Pesquisar
Artigos Relacionados