Visual Boy Advance: como funciona e onde baixar

links patrocinados

Visual Boy Advance: como funciona e onde baixar

Há anos os emuladores estão entre os softwares mais populares do mundo. Estes pequenos programas têm a capacidade de simular outro ambiente ou sistema operacional, permitindo a execução de softwares e jogos que, inicialmente, não funcionariam no sistema original. É o caso, por exemplo, do emulador Blue Stacks, que emula o Android no Windows. Desta forma, desenvolvedores de aplicativos podem utilizar seus computadores como se eles tivessem o sistema Android instalado.

Contudo, os emuladores mais populares são aqueles que simulam consoles de videogame. Estes programas permitem que nossos computadores se transformem em uma verdadeira central de jogos antigos. Atualmente, podemos encontrar emuladores para quase todos os consoles de gerações anteriores, do Atari ao Playstation, passando por Super Nintendo, Mega Drive, Jaguar e uma série de outros. Para quem sente saudades do portátil Game Boy Advance (GBA), uma excelente opção é o emulador Visual Boy Advance.

Como funciona o Visual Boy Advance

Visual Boy Advance: como funciona e onde baixar Visual Boy Advance: como funciona

Visual Boy Advance é um pequeno e poderoso emulador de Game Boy Advance. Além dos games do GBA, o emulador também rodam jogos do Game Boy Color e do Game Boy original. Uma das principais características do emulador é sua capacidade de emular com perfeição as imagens e sons do GBA, sem nenhuma perda de qualidade.

Como padrão, o Visual Boy Advance vem configurado para jogar no teclado. Entretanto, o emulador oferece suporte para joystick. Para alterar o modo de controle, basta entrar na seção de configurações do programa. Em alguns games, também é possível utilizar o mouse.

Visual Boy Advance:  onde baixar

Compatibilidade

Quem gosta de emuladores sabe que um dos grandes problemas destes softwares é a compatibilidade. Muitas vezes, o programa não é compatível com determinado jogo, o que nos obriga a ter que baixar outro emulador. Com o Visual Boy Advance, isso não será problema: o emulador possui um nível altíssimo de compatibilidade, rodando perfeitamente a grande maioria dos jogos.

Os requerimentos de sistema também são bem razoáveis. Com um processador de 500 MHz, você provavelmente não terá problema algum para emular seus jogos favoritos do Game Boy Advance.

Visual Boy Advance

Onde baixar o Visual Boy Advance

O Visual Boy Advance está disponível para download em sites como Superdownloads e Baixaki. Também é possível encontrar as versões mais recentes na própria página do desenvolvedor. O emulador está disponível em português, o que facilita ainda mais suas configurações. O arquivo de instalação tem apenas 644 KB, valor baixíssimo mesmo para emuladores.

O que é Visual Boy Advance

Jogos

Para quem nunca mexeu com emuladores, o sistema funciona da seguinte maneira: primeiro, é preciso instalar o emulador e, em seguida, fazer o download das ROMs, que são arquivos que contêm os jogos. Não há ROMs nos sites mencionados acima. Entretanto, você pode encontrá-las em sites como Cool Rom, Roms Up e ROM Hustler, dentre outras.

É importante ressaltar também que, de acordo com a legislação do Brasil, uma ROM só é legal caso você possua o cartucho, CD ou DVD original daquele jogo. Neste caso, a ROM é considerada um backup do jogo oficial.

Pesquisar
Artigos Relacionados