Vestibular UFPR 2011 – resultado e provas do vestibular UFPR

links patrocinados

Vestibular UFPR 2011 - resultado e provas do vestibular UFPR

Vestibular UFPR – Resultado e provas

A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada em 1912 e começado a funcionar em 1913. Na época, a instituição era particular e oferecia apenas sete cursos de graduação. Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial e da batalha travada com o governo federal, que não aceitava muito bem as universidades no país, a UFPR se tornou uma instituição federalizada, e passou a oferecer ensino gratuito e de qualidade, apoiada no conjunto ensino, pesquisa e extensão.

Depois de federalizada, a UFPR pôde se expandir e então foram criados o Hospital de Clínicas, o complexo da Reitoria e o Centro Politécnico.

Unidades UFPR

A UFPR conta atualmente com unidades em Curitiba, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Nos campi de Curitiba são oferecidos 57 cursos de graduação, inseridos nas mais variadas áreas do conhecimento. No campus Matinhos são quatorze cursos, em Palotina seis cursos e em Pontal do Paraná, por conta da localização, são oferecidos dois cursos relacionados à vida marinha, entre eles Oceanografia e Tecnologia em Aquicultura.

Além destes, a UFPR também oferece dois cursos tecnológicos e dois cursos na modalidade EAD, ou à distância. Na categoria especialização são ofertados 119 cursos, além de 62 cursos de mestrado, 40 cursos de doutorado e quatro cursos de mestrados profissionalizantes.

Para atender à comunidade acadêmica e também à população, a UFPR conta com diversos espaços culturais, utilizados tanto para projetos de alunos quanto para realização de eventos, e oferece os mais variados serviços à comunidade. Entre eles estão atendimentos psicoterápicos realizados na Clínica de Psicologia Aplicada, demonstrações de fenômenos físicos para crianças de escolas públicas, atendimento jurídico realizado no Núcleo de Prática Jurídica, atendimento odontológico, entre outros.

Vestibular UFPR

O vestibular da UFPR é dividido em suas fases. A primeira compreende uma prova com 80 questões de múltipla escolha, que permitem avaliar os conhecimentos dos candidatos sobre os conteúdos ministrados no ensino médio. Já a segunda fase é composta por uma prova de compreensão e produção de textos e até duas provas específicas e com questões discursivas. O conteúdo das provas específicas varia de acordo com a área escolhida pelo candidato.

Além do vestibular tradicional a UFPR oferece o processo seletivo estendido (PES), usado para selecionar candidatos aos cursos de estatística, matemática e matemática industrial. O PSE é composto por três fases, sendo as duas primeiras iguais às do vestibular tradicional e uma terceira fase que equivale a duas disciplinas específicas que serão cursadas durante o primeiro semestre.

As provas da primeira e segunda fase do vestibular 2013 serão realizadas, respectivamente, nos dias 11 de novembro e 10 de dezembro, e serão aplicadas em Curitiba e Palotina.

Resultado e matrícula

O resultado do vestibular 2013 deverá ser divulgado até o dia 18 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro. No dia da matrícula os alunos deverão portar fotocópia autenticada do certificado de conclusão e do histórico escolar do ensino médio, fotocópia autenticada da certidão de nascimento, fotocópia autenticada do documento de identidade e fotocópia autenticada do CPF

Fotos

Confira Fotos sobre Vestibular UFPR 2011 – resultado e provas do vestibular UFPR: Sobre Vestibular UFPR 2011 - resultado e provas do vestibular UFPR Resultado Vestibular UFPR 2011 Provas Vestibular UFPR 2011 Dia da prova Vestibular UFPR 2011

Pesquisar
Artigos Relacionados