Vestibular UFC 2012 – Provas e resultado do Vestibular UFC

links patrocinados

Vestibular UFC 2012 – Provas e resultado vestibular UFC 2012

A Universidade Federal do Ceará, UFC, é uma das unidades de ensino superior mais conceituada no nordeste brasileiro. Ela surgiu em 1954, como consequência de um grande movimento de opinião pública. No início, a universidade era composta por seis cursos: agronomia, direito, medicina, odontologia e farmácia.

Atualmente, a UFC coloca à disposição dos alunos mais de 30 cursos de graduação presenciais e 8 à distância. As faculdades estão distribuídas nos seis campi da universidade. Os campi localizados em Fortaleza são Campus do Benfica, Campus do Porangabussu e Campus do Pici. Os demais são Campus de Quixadá, Campus de Sobral e Campus do Cariri.

Enem

Desde o último vestibular, em 2011, a Universidade Federal do Ceará usa os dados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para calcular as notas dos candidatos. Para alunos ingressantes através do SiSU (Sistem de Seleção Unificada), a pontuação obtida no Enem também é levada em consideração.

Provas

O vestibular para o ingresso na UFC é composto de duas fases. A primeira consiste numa avaliação de conhecimentos gerais com 66 questões distribuídas entre Língua Portuguesa e Literatura (12 questões que valem 3 pontos cada), Geografia, História, Biologia Química, Matemática e Física (com 8 questões cada, valendo 3 pontos por questão), Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, com 6 perguntas, que valem 1 ponto cada).

Geralmente, cursos preparatórios dão uma boa base para o vestibulando da UFC. As questões que caem na prova são reflexivas, portanto, é preciso que o estudante realmente saiba as matérias e não se limite a decorar alguns conceitos.

A segunda fase do vestibular é divida em dois dias de avaliação. Conhecimentos específicos por curso são cobrados na primeira avaliação, que pode ser feita em até 4 horas. No segundo dia, a prova é de redação. Após a leitura dos temas propostos, o candidato terá 3 horas para produzir o texto.

Vale pegar os editais do vestibular dos anos passados para conferir como foram dividas as matérias por curso. Freqüentemente, cursos ligados às ciências sociais cobram português, história e geografia na segunda fase.

Lista de livros

Para o aluno realizar a prova do Vestibular da UFC, é indicado que ele tenha lido uma relação de livros. A avaliação será feita através dos critérios que verificarão que o aluno leu as obras e possui conhecimentos dos gêneros literários.

Essa fase é importante porque o vestibulando precisa demonstrar que entende de cultura literária brasileira. Ler os clássicos é sempre recomendado. A lista de livros é sempre indicada em edital.

Inscrições

As inscrições para o vestibular 2012 da Universidade Federal do Ceará ocorrerão nos meses de setembro e outubro pelo site da Coordenadoria de Concursos da UFC. Todos os anos são abertas mais de 5 mil vagas na universidade. Lembrando que os resultados serão divulgados em janeiro de 2012.

Não perca a oportunidade de se matricular em uma das instituições de ensino mais conceituadas do Brasil. Um ambiente propício para a aprendizagem e uma equipe de professores altamente especializados te esperam após o vestibular!

Pesquisar
Artigos Relacionados