Vestibular UERGS

links patrocinados

Vestibular UERGS

Vestibular UERGS

Entrar em uma Universidade de ensino público, hoje em dia, é a vontade da maioria dos vestibulandos do Brasil. Essas instituições possuem muito prestigio e geralmente estão entre as melhores do Brasil. Confira mais informações sobre o concorrido Vestibular UERGS e seus outros processos de seleção.

Sobre a UERGS

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS é uma instituição de ensino superior e cursos de extensão fundada no ano 2001, com sede na capital do Estado, Porto Alegre. A universidade possui unidades em 23 cidades do Rio Grande do Sul e também oferece Ensino à Distância – EAD.

A instituição de ensino superior está vinculada à Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT. Além de cursos de graduação e pós-graduação, a UERGS oferece ensino de formação tecnológica. São ofertados diversos cursos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Vida, Ciências do Meio Ambiente, Ciências Exatas e Engenharias.

Como ingressar – Vestibular UERGS

O processo de seleção para que o aluno ingresse na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul não é feito por um Vestibular UERGS tradicional. Os alunos são selecionados a partir do Sistema de Seleção Unificada – SISU, onde as melhores notas são classificadas.

Como fazer o Vestibular UERGS

As notas cadastradas no SISU são do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que o candidato obrigatoriamente deve ter prestado a prova. O sistema abre para inscrições duas vezes ao ano, caracterizando o Vestibular UERGS de verão e o Vestibular UERGS de inverno.

O próximo processo de seleção da Universidade será realizado no final no ano, para selecionar estudantes do ano que vem. É imprescindível que todos os interessados já tenham se inscrito no ENEM e que realizem a prova. O sistema do SISU abre, geralmente, no último mês do ano e fica uma semana no ar.

Vestibular UERGS – Segunda Fase

Provas do Vestibular UERGS

Apesar de não possuir um Vestibular UERGS para classificar os que entrarão para as turmas de graduação e outros cursos da universidade, a instituição de ensino possui uma segunda fase de seleção para algumas áreas. Após serem selecionados no SISU, candidatos às vagas para licenciatura em Artes Visuais, Dança, Teatro e Música participam do Vestibular UERGS.

Esses cursos são disponibilizados em uma parceria com a Fundação Municipal de Artes de Montenegro – Fundarte. A segunda fase do Vestibular UERGS é uma prova que testa as habilidades específicas dos candidatos aos cursos, que estão situados no campus do município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Cotas no Processo de Seleção

Resultado do Vestibular UERGS

Os interessados em entrar na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul podem optar pelas cotas do Vestibular UERGS. Para isso, o candidato deve ter a renda per capita de sua família comprovada em R$ 477,40 ou quantia menor. Para as pessoas de renda baixa, a concorrência acontece a 50% das vagas reservadas de cada curso.

Vestibulandos UERGS que forem portadores de alguma deficiência podem concorrer a 10% das vagas reservadas. Para todos que se candidatarem nessa categoria, devem ser apresentado um atestado médico que comprove a condição de deficiência do vestibulando.

A importancia de fazer o Vestibular Pra que serve o Vestibular UERGS

Pesquisar
Artigos Relacionados