Vestibular FCMMG

links patrocinados

Vestibular FCMMG

Vestibular FCMMG

Quando se termina o ensino médio grande parte dos estudantes buscam ingressar no ensino superior. Isso é motivo de orgulho para nosso país, já que o governo vem investindo bastante em educação, sobretudo no ensino superior, criando programas assistenciais e formas de estimular e dar chances igualitárias a todos.

Além dos programas voltados para as universidades estaduais, como é o caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o governo brasileiro implantou nos últimos oito anos o FIEP e o ProUni, que são dois programas voltados às instituições privadas. No primeiro o aluno financia parte do investimento total de seu curso, e no segundo concorre a bolsas de estudos.

Aqueles que querem cursar uma universidade, mas não podem arcar com as despesas têm a oportunidade agora de receber ajuda do governo através daqueles programas. Se você quer seguir alguma área da saúde e ainda está em fase de pesquisar sobre as universidades, uma boa opção é a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

FCMMG – Vestibular

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais foi fundada há mais de cinqüenta anos e se tornou referência no ensino dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia. Se algum destes cursos estiver entre sua área de interesse, você deve prestar o vestibular da Faculdade.

As inscrições para o vestibular de verão, referente ao primeiro semestre de 2012, já estão abertas. Os estudantes interessados devem fazer a inscrição no período de 3 de outubro a 7 de novembro de 2011. A taxa de inscrição varia de acordo com o curso. Quem for prestar Medicina terá de pagar o valor de R$ 180 para fazer a inscrição; já para os demais cursos, a taxa de inscrição é de R$ 30.

Os candidatos que forem prestar o vestibular para Medicina terão de fazer a prova de Literatura. Para isso, a Faculdade indica algumas leituras obrigatórias, que serão cobradas na avaliação. As obras são: Espumas Flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Jóias de Família, de Zulmira Ribeiro Tavares e Infância, de Graciliano Ramos.

Mais informações sobre o vestibular de verão da FCMMG podem ser obtidas no site, através do manual do candidato ou então pelos seguintes telefones: (31) 3248 7124 e 3248 7125.

Educação MG

Educação MG

Um dos grandes gargalos do desenvolvimento brasileiro é a educação. Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio apontam que tanto escolas públicas quanto particulares ainda deixam muito a desejar e isso acontece em todos os estados brasileiros. Entretanto, os números do Enem mostram que Minas Gerais tem colhido os frutos do investimento em Educação.

Dados do Enem para Minas Gerais

No Exame Nacional do Ensino Médio de 2011, Belo Horizonte conquistou a quarta e a quinta colocação no ranking geral, graças ao desempenho dos colégios Bernoulli e Santo Antônio. Na lista das escolas públicas, o estado alcançou a primeira posição com o Colégio de Aplicação da UFV, localizado em Viçosa, interior do estado. No ranking geral, que leva em conta os desempenhos de escolas públicas e privadas, o Colégio de Aplicação ocupa a oitava colocação.

Em relação à rede pública, também merecem destaque no estado o Colégio Militar de Belo Horizonte, na terceira colocação, o Colégio Militar de Juiz de Fora, nono colocado, e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, situada em Barbacena, que ocupa a 16ª posição.

Ensino Superior

Além de um bom desempenho no Ensino Médio, Minas Gerais também se destaca no Ensino Superior. São onze universidades federais no estado, a grande maioria com algum destaque no cenário nacional.

As universidades federais de Minas Gerais estão localizadas nos municípios de Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia, São João del Rei, Ituiutaba, Alfenas, Vale do Jequitinhonha, Ouro Preto, Lavras e Viçosa. Na capital, Belo Horizonte, encontra-se a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a maior do estado.

A UFMG

Além de Belo Horizonte, a UFMG também possui instalações em Tiradentes e Montes Claros. Segundo o Índice Geral de Cursos, principal avaliador das universidades brasileiras, a UFMG é a terceira melhor instituição de ensino superior brasileira. Se levarmos em conta que as duas primeiras, Unifesp e UFCSPA, são voltadas especificamente para a área de saúde, a UFMG é a melhor universidade do Brasil que
abrange todas as áreas do conhecimento.

Com investimentos na melhoria do Ensino Médio e um Ensino Superior consolidado, Minas Gerais avança a passos largos para se tornar o melhor estado brasileiro em Educação.

Pesquisar
Artigos Relacionados