Vestibular CEFET 2010 – Provas e Resultado do Vestibular CEFET

links patrocinados

Vestibular CEFET 2010 - Provas e Resultado do Vestibular CEFET

Vestibular CEFET 2010 – provas e resultado

Diversas cidades de nosso país contam com os chamados CEFETs, que são os Centros Federais de Educação Tecnológica, destinados a oferecer cursos de graduação, de ensino médio e técnicos. Estas instituições são diretamente vinculadas ao MEC (Ministério da Educação) e muitas, nos últimos anos, têm deixado de lado o status de centros de ensino para se transformarem em universidades tecnológicas, como foi o caso do CEFET do Paraná, que em 2005 teve diversas mudanças implementadas e foi recriado como UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Nos últimos dias, mereceu destaque na imprensa o fato de moradores da cidade mineira de Leopoldina terem saído às ruas para reivindicar que o CEFET de Minas Gerais seja transformado em universidade tecnológica, a exemplo do que vem ocorrendo em diversas regiões brasileiras.

Quando um CEFET se transforma em universidade tecnológica, toda a comunidade acadêmica sai ganhando e isto porque há maior repasse de recursos financeiros federais e também aumenta o número de vagas oferecidos pelos níveis médio e superior de ensino.

Vestibular CEFET 2010

Como cada Centro Federal de Educação Tecnológica possui seu próprio processo seletivo, com características distintas de número de vagas e tipos de provas, convém escolher apenas uma instituição, especificando os detalhes da mesma, ao invés de falar sobre várias delas. Neste caso, escolheremos o CEFET-MG, considerado um dos mais atuantes do país.

Vestibular CEFET 2010

No vestibular de 2010 as inscrições tiveram de ser realizadas pela internet ao custo de R$80. Alguns estudantes tiveram direito à isenção da taxa por estarem inseridos em determinadas faixas de renda. Neste caso, estes precisaram preencher um formulário de requisito.

Em 2010 os candidatos que participaram do vestibular concorriam a uma vaga em algum dos dez cursos de graduação ofertados, entre eles administração, engenharia de automação industrial, engen. ambiental, engen. de computação, engen. de materiais, engen. de produção civil, engen. de controle e automação, engen. elétrica, engen. mecânica e engenharia mecatrônica.

Prova do vestibular do CEFET de 2010

Resulatdo Vestibular CEFET 2010

O processo seletivo do Centro Federal de Ensino Tecnológico de 2010 teve fase única. Para facilitar a vida dos estudantes, o vestibular foi dividido em dois dias. No primeiro, os candidatos realizaram provas objetivas de biologia, física, matemática e química. Já no segundo os estudantes foram submetidos a provas, também objetivas, de língua estrangeira, história, geografia, português e literatura, além de uma redação. Para a realização da prova de literatura, os candidatos deveriam ter lido Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles e Laços de Família, escrito por Clarice Lispector.

Resultados e matrícula

O resultado do processo seletivo do CEFET-MG realizado em 2010 foi divulgado algumas semanas depois no próprio site do centro de ensino.

Provas Vestibular CEFET 2010

A matrícula deveria ser efetuada no campus em que o candidato havia se cadastrado. Para realizá-la era preciso apresentar, nos dias pré-determinados, formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado, histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, título de eleitor e duas fotos 3×4. Os candidatos homens deveriam apresentar ainda a prova de quitação com as obrigações do serviço militar. Todos os documentos deveriam ser apresentados em duas vias, sendo uma original e a outra a cópia.

Como fazer o Vestibular CEFET 2010 Inscricao Vestibular CEFET 2010

Pesquisar
Artigos Relacionados