Vantagens e desvantagens do ensino à distância

links patrocinados

Vantagens e desvantagens do ensino à distância

O método de estudos EAD (Ensino à Distância) possui seus defensores e opositores. Confira algumas das Vantagens e desvantagens do ensino à distância que podem ser classificadas.

A vantagem do deslocamento

Por causa das novas tecnologias e da possibilidade da comunicação mais moderna via aparelhos eletrônicos é que está cada vez mais comum a discussão sobre as vantagens e desvantagens do ensino à distância. Esse tipo de modalidade para o aprendizado está ganhando números expressivos em relação a quantidade de instituições que estão aplicando o mesmo método, o que significa que também há aceitação por parte dos alunos.

Vantagens e desvantagens do ensino à distância Conheça as Vantagens e desvantagens do ensino à distância

Uma dos benefícios mais acentuados quanto às vantagens e desvantagens do ensino à distância é em relação ao deslocamento, que praticamente não é preciso nesse tipo de estudo. Algumas escolas e universidades acabam tendo como requisito obrigatório a presença física uma vez por semana ou na época de provas, mas a maioria das aulas são ministradas com o aluno longe de seu professor.

Ensino à distância

Vantagens e desvantagens do ensino à distância: como fica a interação entre docente e discente

Uma das principais críticas em relação ás vantagens e desvantagens do ensino à distância é a falta de interação física entre alunos e professores, o que em alguns casos pode acabar dificultando o ato de tirar dúvidas, fazer perguntas ou mesmo pedir explicações mais detalhadas na mesa ou na lousa que temos dentro das salas de aula convencionais.

Além disso, outras das dificuldades que os alunos podem enfrentar em sua jornada de estudos é com a falta de uma biblioteca com vários exemplares de livros para auxiliar com o conteúdo. Sendo uma das partes negativas, entre as vantagens e desvantagens do ensino à distância, ainda há a possibilidade de conseguir material de teor educacional em outros lugares.

Confira as Vantagens e desvantagens do ensino à distância

A acessibidade permitida pelos cursos de EAD

No meio das várias vantagens e desvantagens do ensino à distância, um dos elogios dados para esse tipo de método é a grande variação de estudantes que possuem alcance à educação. Por causa dos menores custos para as instituições, esses cursos costumam ter mensalidades mais acessíveis às pessoas que não teriam como pagar por uma faculdade ou curso de idiomas tradicional, por exemplo.

Também há como trazer para a educação pessoas que não podem sair de casa, por algum motivo de saúde ou outros, além de ser mais acessível para as pessoas com mais idade. A questão do deslocamento, nesse caso, volta a ser muito importante entre as vantagens e desvantagens do ensino à distância.

Vantagens e desvantagens do ensino à distância - saiba mais

Vantagens e desvantagens do ensino à distância: horário mais flexível

É inegável que uma das maiores características procuradas entre as vantagens e desvantagens do ensino à distância é a possibilidade de criar o seu próprio horário de estudo. Pessoas que trabalham, por exemplo, podem estudar durante o contraturno do emprego ou ainda em vários períodos durante o dia, dependendo da disponibilidade de tempo.

Como podemos observar, apesar das críticas ao método EAD, existem diversas situações consideradas bastante vantajosas para aqueles que querem verdadeiramente se dedicar aos estudos e aprender.

Pesquisar
Artigos Relacionados