Universidade Federal

links patrocinados

Universidade Federal

Universidade Federal

As Universidades Federais são instituições que oferecem inúmeras disciplinas e cursos de graduação, extensão e pesquisa. Sobretudo, estas instituições são mantidas com o apoio do Governo Federal e oferecem educação pública aos seus estudantes.

História das Universidades

As Universidades surgiram na Europa durante o século XII. Apesar de Platão ter desenvolvido em 387 a.C. uma escola onde eram ensinadas as disciplinas de filosofia, matemática e ginástica essa ainda não era exatamente uma universidade visto que as escolas somente repassavam conhecimentos nestas áreas para os alunos, sem que houvesse um debate. As universidades com base no que se conhece atualmente surgiram somente na Idade Média, através da Igreja Católica, os ensinamentos eram todos relacionados à fé e as disciplinas estudadas eram: teologia, filosofia e idiomas.

Cursos da Universidade federal

As primeiras universidades que se tem registro são as da Europa e estavam instaladas nos países da França e Itália, os cursos oferecidos eram direito, medicina e teologia, porém na Ásia também havia instituições semelhantes, as mais importantes eram a de Nalanda, na Índia e também no Cairo. Na universidade de Nalanda viveu o grande filósofo budista Nagarjuna durante o século II.

Na Europa havia dois tipos de estudos nas universidades: o trivium, e o quadrivium. No trivium os rapazes ingressavam para estudar gramática, retórica, lógica ou dialética e no quadrivium aritmética, geometria, música e astronomia. A expressão universidade se deu devido aos estudos de temas universais, nesta época as universidades ainda eram pagas e podiam ser acessadas somente por homens.

Vestibular da Universidade federal

A Primeira Universidade Federal do Brasil

A mais antiga universidade pública do Brasil é a Universidade Federal do Amazonas e é também considerada a maior universidade do estado do Amazonas e da região Norte. A UFAM se originou da Escola Universitária Livre de Manaus contando atualmente com 65 cursos de graduação, divididos em 645 grupos de pesquisa a universidade entrou até no livro dos Recordes como a mais antiga Universidade Federal brasileira.

A Escola Universitária Livre de Manaus teve sua origem em Janeiro de 1909, embora a localização da universidade se desse em Manaus todo o Amazonas financiava o seu funcionamento. Somente a partir de Junho de 2002 a universidade passou a se chamar Universidade Federal do Amazonas, sob a Lei Federal de número 10.468. Quando Escola Universitária estava em seu inicio seus interesses eram administrados por Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves e o titulo de universidade se deu por causa de áreas como Exatas, Humanas e Saúde esta primeira universidade já se comparava aos parâmetros das universidades atuais, respeitando as diferenças de pensamentos e teve como primeiro diretor geral Astrolábio Passos.

Ingressar na Universidade federal

Reitores

Os reitores da Universidade foram 12 em sua totalidade em seus 39 anos de vida ativa. Sendo 9 reitores da Universidade como Universidade Federal do Amazonas e outros 3 enquanto a universidade ainda se chamava Escola Universitária de Manaus. Dentre eles o professor Octávio Mourão que esteve na reitoria como último reitor do regime militar e o Professor Roberto Vieira sendo o primeiro reitor eleito pela comunidade acadêmica. O primeiro reitor foi o que ficou menos tempo na reitoria e seu nome era Anderson Andrade de Menezes, da Faculdade de Direito.

Alunos da Universidade federal Universidades federais pelo Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados