Uneb

links patrocinados

Uneb

Uneb

Fundada em 1983, a Universidade do Estado da Bahia, conhecida pela sigla Uneb, é a principal universidade pública do norte e nordeste brasileiros. Com diversos campi espalhados pela Bahia, e com a sede localizada em Salvador, a Uneb cobre uma área com mais de 130 municípios.

Surgimento

A Uneb nasceu a partir da fusão administrativa de diversos outros centros de ensino, como o Centro de Educação Técnica da Bahia, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro e a Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas. Com isso, além da instalação de novos campi e cursos, a Uneb possui atualmente 29 departamentos. Quatro deles estão na capital do estado, enquanto o restante se divide em centros regionais.

Cursos

Atualmente a Uneb oferece dezenas de cursos nas mais variadas áreas do conhecimento, como Letras, Pedagogia, Jornalismo, Desenho Industrial e diversos outros. Para conhecer a lista completa de cursos e em quais campi eles estão disponíveis, acesse a página da Uneb na Internet.

A Uneb oferece também cursos de pós-graduação nos sistemas presencial e a distância. Também estão disponíveis vários cursos, como Química aplicada, Estudo de Linguagens, Crítica Cultural e Biodiversidade Vegetal.

Por fim, a Uneb também é destaque por seus projetos de extensão, que incluem a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários, o Núcleo de Atividade física, Esporte e Lazer, o Núcleo de Arte e muito mais. Você pode conferir todos os projetos de extensão da Uneb, bem como ter acesso à descrição de cada um deles, na página da instituição.

Processo Seletivo

A Uneb se utiliza do vestibular como principal processo seletivo. As provas são realizadas anualmente. O período de inscrição costuma ser aberto em agosto ou setembro, as provas são aplicadas no final do ano e, em janeiro ou fevereiro, o candidato já sabe se foi aprovado ou não.

As datas podem sofrer algumas variações, portanto, se você está interessado em estudar na Uneb, acesse o site da instituição para se informar sobre os prazos do próximo vestibular.

UFBA

UFBA

A Universidade federal da Bahia, UFBA, é uma das universidades mais antigas do Brasil, sendo que foi inaugurada em 1808 com o como a Escola de Cirurgia da Bahia, o primeiro curso universitário oferecido no país. Depois, a instituição passou a agregar demais cursos, como farmácia em 1832, odontologia em 1864, direito em 1981 e finalmente em 1941 foi criada a Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras.

Atualmente, a UFBA mantem a sua estrutura divida a partir das unidades Universitárias, que é a Escola de Administração, escola de Belas Artes, escola de Dança, Escola de Enfermagem, Escola de Medicina Veterinária, Escola de Música, Escola de Nutrição, Escola Politécnica e Escola de Teatro.

E também a faculdade de Arquitetura, faculdade de Comunicação, faculdade de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Medicina da Bahia, Pavilhão de Aulas de Medicina e Faculdade de Odontologia.

Graduação UFBA

A UFBA oferece os cursos de graduação superior em mais de 100 opções. Todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os cursos são oferecidos na cidade de salvador, no Campus Federação, Ondina, Campus Canela, Unidades Dispersas e também nas cidades de Barreiras e Vitória da Conquista.

No site da UFBA é possível conhecer todos os cursos oferecidos pela instituição por unidades. Os sites especiais dos cursos trazem a grade curricular completa do curso bem como objetivos e docentes que atuam.

Pós-graduação UFBA

Além dos cursos de graduação, a UFBA oferece cursos de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu. São diversas opções de especializações, mestrados, doutorados e pós-doutorado em diferentes áreas e linhas de pesquisa. Para ingresso, os candidatos passam por seleção própria e podem receber bolsa de estudo.

Vestibular UFBA

A UFBA realiza um processo seletivo de vestibular todos os anos para selecionar os novos estudantes. Soa milhares de vagas abertas. O curso mais procurado é o de medicina, que chega a registrar mais e 100 candidatos por vaga. No site da instituição é possível conferir as datas, editais e provas passadas dos concursos.

Pesquisar
Artigos Relacionados