UEMA

links patrocinados

UEMA

UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, iniciou as suas atividades em 1972, quando foi inaugurada a Federação das Escolas Superiores do Maranhão, responsável por coordenadas diferentes unidades de graduação superior no estado.

Atualmente, a UEMA conta com três campus em sua estrutura onde se divide a partir de unidades de ensino: Unidade de Estudos Básicos, Unidade de Estudos de Engenharia, Unidade de Estudos de Administração, Unidade de Estudos de Agronomia, Unidade de Estudos de Medicina Veterinária, Unidade de Estudos de Caxias e Unidade de Estudos de Imperatriz.

A UEMA oferece cursos de graduação como bacharelado, licenciaturas, programas especiais e cursos de formação pedagógica, cursos sequencias de formação específica e pós-graduação nos modelos lato sensu e stricto sensu.

Graduação UEMA

A UEMA oferece 150 opções de cursos de graduação distribuídos entre formação de bacharel ou licenciatura em diversas unidades no estado. além disso, os cursos são aplicados a partir do centro responsável pela área de pesquisa e ensino.

No site da UEMA é possível conhecer todos os cursos oferecidos. Na página especial dos cursos, o site informa a grade curricular completa do curso, os objetivos, perfil profissional, tipos de aula e também o quadro de docentes do curso.

Pós-graduação UEMA

Para quem já se formou na graduação e procura uma pós-graduação, a UEMA oferece diferentes tipos. Para as formação em especialistas ou pós, são diversas linhas de lato-sensu. Já quem procura mestrado ou doutorado, a UEMA conta com diversas opções e linhas de pesquisa.

Ingresso UEMA

Como a UEMA é uma universidade pública, os candidatos são selecionados a partir de concurso público, que acontece anualmente, tanto para os cursos de graduação como pós. No site da comissão de seleção é possível conferir todos os editais sobre concursos abertos e também conhecer os últimos que foram aplicados.

Maranhão Turismo

Maranhão Turismo

Sobre o Maranhão Turismo

O lugar turístico mais conhecido do Maranhão são os Lençóis Maranhenses. Mas o Estado tem muito mais a oferecer, como o turismo de aventura, o ecoturismo e o turismo cultural e religioso.

O turismo de aventura é aquele que dá muita adrenalina para quem pratica e só se arrisca a praticá-lo quem tem muita coragem. E no Maranhão há várias opções neste tipo de turismo, sendo que os locais mais famosos são a Chapada das Mesas e os já famosos Lençóis.

Maranhão Turismo – Chapada das Mesas

Isso porque a Chapada das Mesas tem sertões, florestas de buritizais e trilhas para que o turista caminhe por todos esses lugares em meio à natureza. Mas há também os esportes radicais, como o rapel, porque há várias cachoeiras, com destaque para a do Cocal, que tem quedas d’água de 15 a 86m de altura. Para ir à Chapada das Mesas é melhor o período de junho a novembro, porque os rios estão menos caudalosos.

Maranhão Turismo – Lençóis Maranhenses

Já os Lençóis Maranhenses oferecem praias, areias, lagoas, águas do mar e também do rio Preguiças. Lá podem ser praticadas as caminhadas e esportes a vela, como o kite surf, wind surf, wind skate e wind car. É preferível visitar a partir de junho, quando a chuva dá uma trégua e as lagoas ficam cheias.

Ecoturismo – Maranhão Turismo

No ecoturismo, o destaque fica para o polo Delta das Américas, além, claro, dos Lençóis Maranhenses e da Chapada das Mesas (já vistos). No Delta das Américas é possível encontrar várias maravilhas da natureza. Há passeios de barco pelo rio Parnaíba, pode-se nadar em praias desertas e observar tudo o que a natureza oferece. A Ilha do Caju possui dunas, florestas e animais silvestres com uma vegetação quase intocada.

Maranhão Turismo Cultural

Já o turismo cultural e religioso vem impulsionado pela capital do Estado, São Luís, e pelas cidades de Alcântara e São José de Ribamar. Em São Luís o mês mais movimentado é o de junho, quando há festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Mas a capital possui museus e prédios históricos que podem ser visitados em qualquer época do ano.

O município de Alcântara oferece a festa de São Benedito no segundo domingo de agosto. Essa festa é herança dos africanos no Estado. Neste dia é feita uma grande procissão que percorre as ruas da cidade. Em maio há a festa do Divino, onde é proclamado o imperador da festa, feitos doces de espécie e procissões.

Depois de verificar todas as opções, é só programar a sua viagem e aproveitar tudo o que o Maranhão oferece por estar numa localização geográfica ímpar e inigualável.

Pesquisar
Artigos Relacionados