TV Brasil

links patrocinados

TV Brasil

TV Brasil

A TV Brasil é uma rede de televisão brasileira pública. Ela pertence à EBC – Empresa Brasil de Comunicação. A programação da TV Brasil é de uma abrangência nacional e está presente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e também em São Luis, além de também ser transmitida para os demais 21 estados brasileiros a partir das emissoras de televisão que tem parceria com a Rede Pública de Televisão. O canal da TV Brasil estreou com a sua programação no dia 2 de dezembro de 2007, no horário do meio-dia. Sendo que esta foi a mesma data em que teve início as transmissões da TV digital no Brasil.

A TV Brasil tem como principal objetivo ampliar e também complementar a oferta do conteúdo audiovisual, além de oferecer uma programação que tenha uma abordagem cultural, científica, cidadã e também informativa. Hoje em dia a TV Brasil é considerada uma das maiores emissoras de produção e também exibição audiovisual independente no Brasil. Uma vez que a emissora destina a este tipo de exibição e produção 20% de horas de toda a sua programação. Somado a isso, nos cinco anos que está no ar, a TV Brasil teve participação como coprodutora de aproximadamente 140 produções entre elas séries, longas e curta metragens, além de documentários.

O início da TV Brasil

A história da TV Brasil começa no ano de 2007, quando a emissora foi estreada a partir da EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Então, no dia 25 de outubro deste ano foi publicado no Diário Oficial da União o nascimento da TV Brasil. A Empresa Brasil de Comunicação foi fundada a partir de uma fusão dos patrimônios da extinta Radiobrás com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, a Acerp, que antes era responsável pela coordenação da TVE Brasil. A TV Brasil entrou no ar pela primeira vez no dia 2 de dezembro de 2007 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São Luís e também em Brasília.

Dois anos depois da estréia da TV Brasil, em 2009 a emissora começou a sua primeira filiação, após ganhar uma cobertura no estado do Tocantins e também no sudoeste do Maranhão. Então, a TV Palmas seria a primeira filial da TV Brasil.

Em outubro deste mesmo ano, a TV Cultura do Amazonas também começou a transmitir a programação da TV Brasil, sendo que esta entrou no lugar da TV Cultura do estado de São Paulo. Já no dia 16 de outubro, Tereza Cruvinel, presidente da Empresa Brasil de Comunicação, anunciou a fundação do canal internacional, que seria voltado para os imigrantes. Então, a África foi o primeiro continente a começar a receber as transmissões da TV Brasil a partir do ano de 2010.

Sobre o controle da TV Brasil

A Empresa Brasil de Comunicação tem vínculo com a Secretaria de Comunicação Social da presidência da república. A sede fica na capital Brasília, entretanto, há outros centros de produção e também escritórios regionais no Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

A programação da TV Brasil

A programação da TV Brasil se configura em quatro horas diárias de produções independentes e regionais. Há também programas veiculados por algumas outras emissoras públicas, como por exemplo o programa Roda Vida, que pertence à emissora TV Cultura de São Paulo.

Fotos

Confira Fotos sobre TV Brasil:

Jornalismo TV Brasil Programas TV Brasil Conteúdo TV Brasil Logo TV Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados