TomTom: Serviço de tráfego em tempo real

links patrocinados

TomTom: Serviço de tráfego em tempo real

Fundada no ano de 1991 por apenas quatro pessoas, a TomTom é hoje uma das marcas mais conhecidas responsáveis pela fabricação de Sistemas de Posicionamento Global (GPS). O primeiro aparelho de navegação para automóvel recebeu o nome de Tom Tom Navigator e foi lançado no primeiro semestre de 2002. A empresa está há pouco mais de dois anos trabalhando na área de tecnologia e anunciou que irá disponibilizar aos seus clientes um serviço de tráfego em tempo real no território brasileiro. Este serviço receberá o nome de Live Traffic e estará disponível a partir do próximo mês para usuários de sistema Android e também para usuários de sistema iOS. A taxa de serviço ainda não foi divulgada pela empresa.

TomTom: Serviço de Tráfego em tempo real

TomTom: Serviço de tráfego em tempo real TomTom: Serviço de tráfego em tempo real - saiba mais

Este serviço de tráfego em tempo real já está sendo oferecido para órgãos governamentais e diversas empresas pela TomTom. Já para o usuário, este sistema só ficará disponível de forma gratuita como um planejador de rotas via internet, que só será liberado quando o aplicativo for atualizado. Para o próximo ano, a empresa TomTom planeja o lançamento de uma linha de aparelhos de Sistema de Posicionamento Global que integre o mapeamento de rotas com este novo serviço. Por isso, a empresa já fechou uma parceria com a Vivo para que o aparelho esteja à disposição com conexão 3G embutida nos aparelhos, sem que seja cobrada uma taxa adicional de mensalidade do usuário. A maior vantagem desse novo serviço oferecido pela TomTom é que ele irá informar o motorista caso alguma congestionamento apareça, remapeando uma nova rota em até dois minutos, escolhendo a rota de menor tempo. O preço deste novo aparelho deve chegar um pouco salgado aqui no país. Na Europa, este tipo de tecnologia custa cerca de 300 euros, o que dá cerca de R$ 930 reais sem contar a taxa de impostos. Espera-se que estes novos modelos de navegadores cheguem ao Brasil antes do meio do próximo ano, ou seja, antes do mês de junho.

O que é TomTom: Serviço de tráfego em tempo real

TomTom: Serviço de Tráfego em tempo real – Tecnologia

O Brasil será o 34º país que irá receber este novo tipo de tecnologia. O serviço de tráfego em tempo real utiliza os históricos de congestionamentos para poder prever onde eles aparecerão e ainda utiliza as coordenadas de GPS de celulares com aplicativos da marca e de usuários para fazer uma medição de como está o tráfego.

TomTom

TomTom: Serviço de Tráfego em tempo real – Como funciona

Vale ressaltar que este tipo de serviço funciona melhor quando há bastante usuários conectados. Quando maior o número de pessoas usando o aplicativo, mais eficiente ele se torna. Um exemplo da otimização de tempo que este serviço traz para os seus usuários, é que na Holanda, percebeu-se que os motoristas que passaram a utilizar o TomTom, conseguiram reduzir em até 15% o tempo de suas viagens, graças à distribuição de tráfego inteligente do sistema.

Serviço de tráfego em tempo real

Mais informações

Em outros países, a TomTom conta com parcerias com os órgãos oficiais de controle de ruas, conhecidas aqui como CET’s, mas por enquanto a empresa ainda não cogitou essa possibilidade de parceria.

Pesquisar
Artigos Relacionados