Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 1

links patrocinados

Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 1

Existem no Brasil, previstas por lei, exatamente doze diferentes categorias de áreas que preservam o meio ambiente. Sendo um tópico muito interessante e discutido hoje em dia, conheça agora 4 desses tipos de unidades de conservação ambiental que o Brasil possui.

Sobre a primeira categoria: Parques Nacionais

1- Parque Nacional: o primeiro dos tipos de unidades de conservação ambiental são os Parques Nacionais, presentes em várias regiões do país. Possui uma importância muito grande na legislação, já que é esse o termo denominado para locais que precisam proteger grandes biomas ou mesmo ecossistemas da constante ação degradadora do homem.

Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 1 Tipos de unidades de conservação ambiental

Apesar de ser uma área de acolhimento do meio ambiente, geralmente fica aberto para a visitação do público e pesquisas científicas. Como um dos tipos de unidades de conservação ambiental, alguns exemplos de parques nacionais presentes no país é o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná) e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás).

Conheça os Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 1

Tipos de unidades de conservação ambiental: segunda categoria

2 – APA (Área de Proteção Ambiental): apesar de parecer uma categoria geral entre os tipos de unidades de conservação ambiental, recebe esse nome locais que precisam ser protegidos, seja pela vida silvestre ou vegetal. Também é um lugar mais extenso, onde a ocupação pelas pessoas precisa estar sempre sendo controlada para que não haja muitas interferências humanas.

Alguns exemplos de áreas de proteção ambiental presentes ao longo do território brasileiro é a APA de Guaraqueçaba (Paraná), o APA CIP – Cananeia, Iguape e Peruíbe (São Paulo) e o APA de Guapimirim (Rio de Janeiro). É muito importante entre os tipos de áreas de preservação ambiental. Pode ser público ou privado.

Saiba os Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 1

Terceiro tipo de unidade de conservação ambiental no Brasil

3- Reserva Extrativista: uma reserva extrativista é uma categoria entre os 12 tipos de áreas de preservação ambiental. Assim como os Parques Nacionais, é essencialmente de domínio público, na qual o Estado cede aquele território para populações que vivem única ou majoritariamente das atividades de extrativismo.

Além de assegurar um melhor aproveitamento dessas pessoas, esse tipo de conservação impede que grandes empresas tomem o local para grandes serviços e visa proteger a vida dos nativos. Sendo outro dos tipos de áreas de preservação ambiental, um exemplo é a Reserva Extrativista Chico Mendes (Acre) e a Marinha de Pirajubaé (Santa Catarina).

Tipos de unidades de conservação ambiental – Parte 1 - saiba mais

Tipos de unidades de conservação ambiental: quarta e última categoria da lista

4- Reserva de Fauna: a quarta colocação escolhida para compor a primeira parte dos tipos de áreas de preservação ambiental é da Reserva de Fauna. Como o próprio nome já diz, o principal objetivo desse tipo de área é justamente o de proteger a vida dos animais que habitam aquela região.

Esses locais podem ser visitados para o desenvolvimento de pesquisas, mas a caça de animais silvestres, seja eles terrestres ou marinhos, é totalmente proibida. Um exemplo presente fora no Brasil é a Reserva de Fauna Andina Eduardo Avaroa (Bolívia), além da Reserva de Fauna Marinha da Baía de Babitonga (Santa Catarina).

Pesquisar
Artigos Relacionados