The Who: turnê de despedida

links patrocinados

The Who: turnê de despedida

Criado em 1964, o The Who é uma das bandas de rock mais famosas do planeta. A formação original, composta por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon, é considerada uma das pioneiras do rock, além de ter sido a responsável pela popularização do gênero Opera Rock, com Tommy.

Antes da formação do The Who, alguns de seus membros participaram de bandas de outros gêneros. Entwistle e Townshend formavam a The Confedereates, que tocava jazz tradicional. Após conhecerem Daltrey, foi formado o trio The Detours, que trazia muitas influências de country e blues. Em 1964, com a entrada de Keith Moon na banda, foi criado o The Who.

O estilo do The Who

The Who: turnê de despedida The Who: turnê de despedida - saiba mais

Formação do The Who trouxe um novo estilo à banda, que foi apelidado de Maximum Rhythm & Blues. Nesta época, ficaram famosas as performances extremamente enérgicas do grupo, que costumavam culminar com a destruição dos instrumentos. Curiosamente, esta marca registrada começou por acaso: quando se apresentavam em um bar muito baixo, Townshend acidentalmente quebrou a guitarra ao se chocar com o teto. O guitarrista pegou um segundo instrumento e continuou o show normalmente.

Na apresentação seguinte, o público aumentou consideravelmente, mas Townshend se recusou a quebrar a guitarra novamente. Foi o baterista Keith Moon quem tomou a iniciativa, destruindo seu instrumento. Nos anos seguintes, a “quebradeira” ao término dos shows se tornou uma marca registrada do The Who.

The Who: turnê de despedida - músicas

Discografia

Ao longo de sua carreira, o The Who lançou onze álbuns de estúdio. Esta pode ser considerada uma discografia pequena para uma banda que está há meio século na ativa. Contudo, cada álbum do The Who é uma obra-prima, produzida com atenção a todos os detalhes. Ao longo de sua carreira, a banda se destacou pela variedade de gêneros, passando do som “mod” de My Generation à Opera Rock de Tommy, além do experimentalismo em discos como o Quadrophenia.

The Who

Formação atual

Atualmente, o quarteto se transformou em quinteto, e apenas Roger Daltrey e Pete Townshend seguem na banda. A bateria está a cargo de Zak Starkey, o baixo ficou com Pino Palladino e Simon Townshend, irmão de Pete, é o atual baixista.

Apesar de tanto tempo na estrada, o The Who ainda se destaca pela qualidade e energia de seus shows. Os integrantes da formação original, Daltrey e Townshend, estão respectivamente com 70 e 69 anos de idade. Por isso, os dois anunciaram recentemente que o The Who tem data para terminar, o que acontecerá após uma gigantesca turnê pelo mundo, que será realizada em 2015.

Turnê de despedida

Turnê de despedida do The Who

O anúncio sobre a turnê de despedida do The Who aconteceu no final de outubro de 2013. Os músicos ainda não deram detalhes sobre onde tocarão, mas há a possibilidade de que eles apareçam no Brasil. A intenção é fazer uma turnê longa, com mais de um ano de duração, começando em fevereiro de 2014. No roteiro, a banda pretende incluir lugares por onde nunca passou, como o leste da Europa.

Pesquisar
Artigos Relacionados