Speed test internet

links patrocinados

Speed test internet

Speed test internet

O Speed Test Internet é um serviço que mede a velocidade de conexão com a rede, quer dizer, ele ira indicar ao usuário se a conexão com a rede esta realmente dentro da velocidade contratada. Muitas vezes o individuo paga por um serviço de internet com banda de 10Mb e acaba recebendo um sinal que corresponde a metade disto.

Através do Speed Test o usuário pode medir a velocidade da sua conexão para reclamar de seu provedor de internet, caso a conexão não esteja dentro do padrão contratado. Este serviço é importante para que o consumidor tenha conhecimento de como sua operadora esta lhe tratando.

Como funciona

Existem vários sites que fazem o serviço de medir a velocidade da conexão. O Speed test funciona de uma forma bem simples, alguns são mais completos e oferecem dados de tempo de download e de upload para os clientes que fazem o teste de velocidade.

O que o serviço faz é, quando o usuário mandar iniciar o teste, um arquivo é baixado para o computador do usuário e outro é enviado, com isto o sistema mede o tempo levado para baixar este arquivo e para enviar, determinando assim a velocidade da conexão.

Se o usuário contrata um serviço de 10Mb ele deve levar um tempo X para fazer o download de um arquivo de 1Mb, provavelmente cerca de 1s. Com isto o sistema pode medir o tempo levado indicando se o arquivo foi baixado realmente coma velocidade contratada ou não.

Alguns serviços ainda indicam quanto tempo o usuário levaria para baixar programas como Adode PDF Reader, por exemplo. O serviço além da velocidade de download também indica a velocidade de upload, que é quase sempre 10% da velocidade de download.

Como fazer o speed test

Entre no site Speed Test, ou em outro site medidor de conexão de sua preferencia, não faça nenhuma ação no computador que necessite da internet quando estiver fazendo o teste. Em seguida é só iniciar o teste, o indicado é que ele se realize mais de uma vez, pois pode sofrer alguns problemas durante o processo de checagem.

Speed Test Copel

Quem tem internet paga em casa precisa acertar a conta do boleto a cada mês que passa. Por mais que tudo seja pago em dia e dentro do valor correto, o cliente não tem nenhuma verdadeira garantia de que está recebendo a velocidade correspondente à sua fatura. Afinal, é comum ver internautas reclamando da velocidade da internet, entre outras queixas.

Fiscalização online

Para tentar garantir alguma ferramenta aos internautas para que eles possam verificar a velocidade real da internet, algumas empresas desenvolveram um sistema de “velocímetro” online, ou seja, um teste de velocidade. Com isso, basta estar conectado em casa para medir a própria internet.

Aqueles que desejam realmente conferir a situação da sua internet podem optar pelo Speed Test da Copel. Na verdade, a Copel é uma empresa parcialmente pública, pois é a responsável pelo fornecimento de energia elétrica em algumas cidades do Brasil. Mesmo assim, existem empresas privadas, as próprias operadoras, que também contam com esses testes.

Encontrar o site para fazer o teste não é nada difícil, pois o endereço é pelo próprio nome Speed Test. Depois é só inserir o sinal gráfico do ponto, escrever a palavra “copel” e inserir o diretório “.net” para garantir que será redirecionado ao endereço desejado.

Como fazer

Depois de conseguir acessar a página do Speed Test Copel, fazer a prova de velocidade é extremamente fácil. Na verdade, a única tarefa que fica como responsabilidade do internauta é apertar o botão “iniciar teste”, localizado bem no centro da página e com um tamanho que é muito difícil não ver.

Quando o teste começar, duas velocidades vão ser medidas: a de download e a de upload. O teste também dá o número do IP do computador, que funciona como uma identidade da máquina. Primeiramente será mostrado o resultado da velocidade do download e depois a página vai mostrar o resultado do upload.

Para conferir exatamente como funciona o teste da Copel, a melhor maneira é acessando o site e testando por conta própria. Depois o internauta pode comparar os resultados com aquilo que vem cobrado na sua conta. Assim, o internauta tem como realmente reclamar do serviço que recebe.

Pesquisar
Artigos Relacionados