Sobre a desfragmentação

links patrocinados

Quando o desempenho do computador já não é tão bom quanto nos primeiros meses de uso, algumas coisas podem ser feitas para ajudar. Entre elas, uma das mais simples é a desfragmentação de disco. Disponível em qualquer versão do Windows, o recurso readapta arquivos que foram movidos na memória do computador e facilita a busca deles ao abrir programas no sistema.

Desfragmentando no Windows 8

Sobre a desfragmentação

Sobre a desfragmentação

Na versão do Windows 8, houveram algumas mudanças na maneira de desfragmentar o disco rígido. Descubra como fazer com o passo-a-passo a seguir.

Pressione o botão com o símbolo do Windows no próprio teclado, caso seja a versão 8, ou , na versão 8.1, clique no símbolo que fica no canto inferior esquerdo da tela do computador. Depois disso, o menu iniciar irá abrir e nele, escreva “desfragmentar” e aparecerá, na lateral da tela de pesquisa, a opção “desfragmentar e otimizar suas unidades” onde você deverá clicar.

Na tela seguinte estará exposto uma lista com os discos disponíveis para desfragmentação. Inicialmente, clique em analisar, que verificará se existem arquivos já fragmentados. Em seguida, escolha o disco que apresente necessidade de desfragmentação e vá na opção otimizar.

Caso prefira, é possível também agendar desfragmentações frequentes no sistema, bastando clicar em “alterar configurações’. Depois disso, abrirá outra janela onde deverá ser marcada a primeira caixa de seleção, ativando a desfragmentação automática e, depois disso, basta escolher com que frequência isso deverá ocorrer e em quais discos. A última caixa de seleção trata-se de um aviso opcional caso a desfragmentação falhe mais de três vezes. Essa desfragmentação automática frequente é bem útil para quem usa muito o computador.

Sobre a desfragmentação

Sobre o Windows 8

Apesar de muita gente ter dificuldade de se adaptar as muitas mudanças dessa nova versão do Windows, ele veio repleto de ferramentas para auxiliar a conectividade. Quando é instalado no computador, ele solicita o e-mail e senha do Windows Live e já sincroniza todas as suas informações com o computador: calendário, e-mails, contatos, entre outros. Além disso, é possível também conectar suas redes sociais e a conta do Google.

A interface é moderna, a Windows Store trás muitos aplicativos para compra, mas na funcionalidade, deixa um pouco a desejar. Quando o aplicativo que você deseja usar não existe na interface, é necessário encostar o ponteiro do mouse na parte inferior da tela ou usar o botão direito do mouse para selecionar a barra inferior, para habilitar a opção “todos os aplicativos” para que eles seja exibidos. Depois disso, a interface que surge é semelhante a da versão anterior, mas sem o menu iniciar.

Todas as extremidades da tela tem funcionalidades escondidas. Na superior esquerda, ficam os aplicativos abertos, na direita, alguns ícones monocrome que o levam de volta a interface Modern, caso você esteja na versão Desktop Windows e vice-versa.

Sobre a desfragmentação

Outros programas

Para quem não fica satisfeito apenas com a desfragmentação do Windows, existem programas disponíveis gratuitamente para download específicos para esse serviço como, por exemplo, o Defraggler, o Glary Utilities e o Auslogics Disk Defrag.

Sobre a desfragmentação

Pesquisar
Artigos Relacionados