Scielo enfermagem

Scielo enfermagem

Scielo enfermagem

The Scientific Electronic Library Online, popularmente conhecida pela sigla SciELO, é uma biblioteca eletrônica que possui uma coletânea que abrangem vários periódicos de publicação cientifica no Brasil. com isso, estudantes e pesquisadores de diversas áreas tem acesso a diferentes materiais e ainda podem publicar pesquisas para disseminação.

A SciELO foi construída a partir de um projeto criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) junto a BIREME da América Latina e Caribe. A biblioteca ainda recebe amparo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Objetivos Scielo enfermagem

A SciELO foi criada para lançar na internet uma biblioteca eletrônica, que ofereça o acesso democrático e a disseminação de títulos de periódicos e também do conhecimento cientifico. Com isso, a biblioteca conta com uma acervo distribuído em fascículos ordenados pelos títulos dos periódicos. Além disso, a SciELO ainda conta com artigos e textos de pesquisa.

A SciELO é um projeto ligado a FAPESP, a BREME e também ao CNPq. Por contas disso, ela possui uma metodologia desenvolvi dada para que seja possível o trabalho de módulos a partir de uma interface ligada a internet.

Como a SciELO é um site bastante abrangente, ele recebe atualizações frequentes em relação ao conteúdo. Dessa forma, usuários do mundo inteiro podem realizar consultas sobre as publicações mais recentes e possibilitar a difusão do conhecimento cientifico.

Busca SciELO

O site da SciELO conta com diversos mecanismos de busca onde é possível selecionar a busca pelo nome do autor, forma da pesquisa ou ainda pelo tema. O SciELO atua com os temas de ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências biológicas, engenharias, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências da saúde, linguística e literatura.

O site encontra todos os trabalhos e publicações que estejam relacionadas. Basta clicar no desejado. Todos os textos estão disponíveis em formato pfd, inclusive para download. O acesso é gratuito.

tcc enfermagem

TCC Enfermagem

Sobre o TCC Enfermagem

Enfermagem é uma profissão fundamental. No Brasil existem aproximadamente 1 milhão e 180 mil enfermeiros, mas apenas 130 mil possuem curso superior na área. Com a grande demanda por profissionais que podem ingressar no Ensino Superior em Enfermagem, as universidades vêm apostando na área. Com isso, aumento o número de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em Enfermagem, requisito obrigatório para quem quer conquistar o diploma.

Os cursos de Enfermagem seguem em franca expansão no Brasil. De 1991 a 2005, por exemplo, o número de faculdades que apostaram na ideia de abrir um curso da área aumentou em 728% no setor privado e 57,37% nas universidades públicas.

O crescimento se dá devido à grande demanda tanto por hospitais e clínicas (cujo número de atendimentos continua crescendo, até pelo aumento da violência), quanto por pessoas dispostas a trabalhar na profissão que não exige tantos anos de estudo como a Medicina, por exemplo.

Mesmo assim, o curso de Enfermagem é importante para o bom atendimento dos serviços de saúde, a melhora mais rápida do paciente e para que o médico possa ocupar-se com outros detalhes que não o acompanhamento 24 horas do internado.

Curso Enfermagem

O curso Superior em Enfermagem tem duração de quatro anos. Cada faculdade/universidade determina o período das aulas (matutinas, vespertinas, noturnas ou integral), mas elas precisam preencher vários requisitos para que sejam certificadas pelo Ministério da Educação.

Dentre as práticas trabalhadas nos cursos de Enfermagem estão os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, nos laboratórios, em clínicas, etc, além do estágio obrigatório.

Para que o estudante do último ano do curso seja de fato graduado na área é preciso que o Trabalho de Conclusão de Curso seja entregue nos prazos e regulamentos determinados pela instituição de Ensino Superior.

Este TCC precisa debater algumas questão da área de Saúde, mais especificamente do trabalho dos enfermeiros. Pode ser uma discussão acadêmica ou mais prática. Alguns exemplos de assuntos são a humanização do atendimento de Enfermagem, cuidados pós-operatórios, câncer, alcoolismo, procedimentos com pacientes que sofrem de distúrbios, parto, entre outros.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados