Salário Família 2012

links patrocinados

Salário Família 2012

Salário Família 2012

Sobre o Salário Família 2012

O Salário Família é um programa do Governo Federal que visa ajudar as pessoas com baixa renda. O programa foi elaborado no governo do então presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Na época, Lula juntou alguns programas já existentes que foram elaborados por gestões anteriores, principalmente, pelo do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Número de pessoas beneficiadas pelo programa

O Salário Família, ou, popularmente conhecido como Bolsa Família, já atende cerca de doze milhões de famílias. São pessoas que carecem de assistência do governo, pois muitos não tem nem o que comer. Quando o Lula uniu alguns programas já existentes, ele aproveitou e ampliou, fazendo com que mais pessoas pudessem ser atendidas pelo programa.

Críticas de setores da sociedade e oposição

No começo o programa foi muito rejeitado pela oposição, e por alguns parte da sociedade. Argumentavam que o programa era compra de voto, que não adiantava dar dinheiro a essas pessoas, tinham que ensiná-las a trabalhar, que as pessoas que realmente precisavam não eram atingidas pelo programa, enfim, vários eram os embates sobre o programa.

Entretanto, Lula se posicionou firme com seu projeto. No começo realmente foi complicado devido a grande verba que era destinada para essa política pública, necessitando, assim, de uma estrutura complexa e uma fiscalização apertada para que pessoas que não faziam parte do quadro fossem beneficiadas.

Resultados em pouco tempo

Mas o resultado do programa já se pode perceber poucos anos depois. O Programa Bolsa Família
foi elogiado pelos quatro cantos do mundo. Desde em continentes mais pobres, como é o caso da África, até nos continentes mais desenvolvidos como na Europa, o programa foi alvo de várias críticas positivas.

O Bolsa Família foi criado no ano de 2003. Desde então, é possível verificar que já surte efeito na economia e no social. O índice de miséria no Brasil caiu 27,7 % entre os anos de 2002 e 2006. Estudiosos apontam que o programa é responsável pela diminuição da pobreza no país.

Salário Família 2012

É notadamente perceptível que o programa surta efeito de imediato. Uma vez tendo poder de compra uma classe que outrora praticamente nem existia dentro da sociedade, ficando totalmente a margem dela, comece a ter um dinheiro próprio, fazendo com que aqueça um setor da economia.

 

acesso restrito bolsa familia

Acesso Restrito Bolsa Família

Sobre o Acesso Restrito Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de assistência social criado pelo Governo Federal em 2003 e tem o intuito de transferir renda àqueles que necessitam. O ex-Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva foi quem o implementou e durante sua campanha presidencial utilizou essa proposta maciçamente e durante seu governo foi o ”carro chefe” do sucesso de sua gestão.

Lula basicamente unificou antigos programas implantados pelo governo de Fernando Henrique Cardoso como Bolsa Escola, Auxílio Gás e o Cartão Alimentação e ainda deu maior funcionalidade e acessibilidade ao programa do Fome Zero.

Como Funciona o Bolsa Família

O Programa Bolsa Família consiste em um mecanismo condicional de transferência de recursos. Visando atingir principalmente as pessoas que estão abaixo da linha de pobreza, aquelas que possuem renda per capita de até R$ 140,00 com o intuito de fazer com estas pessoas tenham acesso aos direitos básicos previstos pela Constituição Federal como saúde, alimentação, educação e assistência social.

Com o programa, o Governo Federal visa o combate a pobreza a curto prazo principalmente, mas também a longo prazo, pois tenta quebrar com o ciclo geracional da pobreza, que se passa de pai para filho.

Sucesso do Programa

Mesmo debaixo de muitas críticas da oposição e de certas mídias, o programa se solidificou e conseguiu pairar entre os principais programas de combate à pobreza do planeta, ganhando adeptos pelo mundo todo e sendo eleito como um esquema anti-pobreza inventado na América Latina que está sendo admirado por países mais desenvolvidos, de acordo com a revista britânica The Economist.

Já o jornal francês Le Monde traz que o Programa Bolsa Família amplia o acesso à educação do qual representa a melhor arma contra a pobreza em qualquer lugar do mundo. Os primeiros resultados são muito satisfatórios e dão margem a que o programa continue e cresça. A redução da miséria no Brasil caiu 27,7% de 2002 a 2006.

Acesso Restrito Bolsa Família

Aos cadastrados existe um portal para acesso restrito aos usuários. Para se cadastrar o interessado deve entrar em contato com o setor responsável no seu município e levar um documento de identificação. Além da renda é levado em conta a característica do domicílio, o número de membros da família e a qualificação escolar e profissional de todos e despesas familiar.

Pesquisar