Roteador Wireless
Roteador Wireless
O roteador é um hardware responsável para manter vários computadores em uma mesma área conectados, como é o caso de residências com um computador e vários notebooks ou então vários notebooks em uma empresa. Com o roteador, existe a criação de uma rede específica que faz com que os computadores em questão compartilhem a conexão – o que significa não necessariamente que ela fique mais lenta em atividades normais como a navegação, mas pode ser afetada com o uso de programas que necessitam de grande exploração da conexão, como é o caso de downloads.
Caso seja necessário, também é possível deixar a conectividade para além da internet, mas pela troca de arquivos – como se fosse um pen drive coletivo. O roteador pode ser responsável pela organização de arquivos e identificação de IPs, embora não seja qualquer roteador que faça esse tipo de serviço e seja necessário pagar um pouco acima da faixa média. Os roteadores mais novos também possuem tanto a opção da conexão sem fio como as com cabos. Os roteadores atuais também são muito mais seguros e não afetam toda a rede como anteriormente.
Os roteadores ganharam popularidade devido ao seu fácil uso e adaptação rápida pelos usuários domésticos, empresariais ou mesmo corporativos. Os principais elementos a se considerar na hora de escolher o melhor roteador pra você incluem: compatibilidade com a sua placa de rede, bem como possibilidade de ligar o número de máquinas que você possui. Também depende da marca de sua preferência, indicação de profissionais e amigos, entre outros fatores.
Mais informações
O roteador wireless, portanto, funciona tanto como um ponto de acesso sem fio, ligar uma conexão entre máquinas diferentes, sem necessariamente precisar de um fio para a tomada. Algumas das marcas mais famosas de roteadores incluem a Apple, D Link, Linksys, Netgear, 3 Com, Motorola, Belkin, Asus, entre outras – mas não existe unanimidade sobre a qualidade de cada uma e existem novas surgindo a cada momento. A maioria das pessoas nem sabe da existência e da necessidade dos roteadores – sua função é basicamente devolver a navegação como um fluxo ou ciclo da informação necessária para a conexão.
Não é preciso ter um roteador caso você só tenha um computador. Só é preciso comprar apenas se você deseja: fazer compartilhamento de banda larga entre duas máquinas ou mais, ter mais segurança e informações sobre como a sua conexão está sendo usada e proteger com uso de firewall os ataques hackeres e afins que comprometem a segurança da sua navegação. Além disso, o melhor é contratar um profissional para consultar que tipo de preferências e características específicas do produto, como servidores, alcance do sinal, portas externas, número de conexões, protocolos wireless, porta do tipo WLAN, etc.
Para maiores informações, a sugestão é pesquisar por tutoriais e opiniões online, bem como blogs específicos sobre tecnologia. Quanto mais consulta for feita, mais rápida e segura será a decisão tomada e opção de modelo. Os preços variam desde duzentos reais até quinhentos, para modelos de residência e com capacidade para conectar até cinco aparelhos diferentes.
Fotos
Confira Fotos do Roteador Wireless: