Roteador Wireless

links patrocinados

Roteador Wireless

Roteador Wireless

O roteador é um hardware responsável para manter vários computadores em uma mesma área conectados, como é o caso de residências com um computador e vários notebooks ou então vários notebooks em uma empresa. Com o roteador, existe a criação de uma rede específica que faz com que os computadores em questão compartilhem a conexão – o que significa não necessariamente que ela fique mais lenta em atividades normais como a navegação, mas pode ser afetada com o uso de programas que necessitam de grande exploração da conexão, como é o caso de downloads.

Caso seja necessário, também é possível deixar a conectividade para além da internet, mas pela troca de arquivos – como se fosse um pen drive coletivo. O roteador pode ser responsável pela organização de arquivos e identificação de IPs, embora não seja qualquer roteador que faça esse tipo de serviço e seja necessário pagar um pouco acima da faixa média. Os roteadores mais novos também possuem tanto a opção da conexão sem fio como as com cabos. Os roteadores atuais também são muito mais seguros e não afetam toda a rede como anteriormente.

Os roteadores ganharam popularidade devido ao seu fácil uso e adaptação rápida pelos usuários domésticos, empresariais ou mesmo corporativos. Os principais elementos a se considerar na hora de escolher o melhor roteador pra você incluem: compatibilidade com a sua placa de rede, bem como possibilidade de ligar o número de máquinas que você possui. Também depende da marca de sua preferência, indicação de profissionais e amigos, entre outros fatores.

Mais informações

O roteador wireless, portanto, funciona tanto como um ponto de acesso sem fio, ligar uma conexão entre máquinas diferentes, sem necessariamente precisar de um fio para a tomada. Algumas das marcas mais famosas de roteadores incluem a Apple, D Link, Linksys, Netgear, 3 Com, Motorola, Belkin, Asus, entre outras – mas não existe unanimidade sobre a qualidade de cada uma e existem novas surgindo a cada momento. A maioria das pessoas nem sabe da existência e da necessidade dos roteadores – sua função é basicamente devolver a navegação como um fluxo ou ciclo da informação necessária para a conexão.

Não é preciso ter um roteador caso você só tenha um computador. Só é preciso comprar apenas se você deseja: fazer compartilhamento de banda larga entre duas máquinas ou mais, ter mais segurança e informações sobre como a sua conexão está sendo usada e proteger com uso de firewall os ataques hackeres e afins que comprometem a segurança da sua navegação. Além disso, o melhor é contratar um profissional para consultar que tipo de preferências e características específicas do produto, como servidores, alcance do sinal, portas externas, número de conexões, protocolos wireless, porta do tipo WLAN, etc.

Para maiores informações, a sugestão é pesquisar por tutoriais e opiniões online, bem como blogs específicos sobre tecnologia. Quanto mais consulta for feita, mais rápida e segura será a decisão tomada e opção de modelo. Os preços variam desde duzentos reais até quinhentos, para modelos de residência e com capacidade para conectar até cinco aparelhos diferentes.

Fotos

Confira Fotos do Roteador Wireless:

Roteador wirelessRoteador wireless
Os roteadores sem fio são ótimos para quem usa notebookOs roteadores sem fio são ótimos para quem usa notebook
Existem vários modelos no mercadoExistem vários modelos no mercado

Pesquisar
Artigos Relacionados