Rede Wireless

links patrocinados

Rede Wireless

Rede Wireless

A Rede Wireless (em tradução literal: sem fio), também conhecida como conexão Wi Fi é um tipo de conexão que não depende da ligação física entre o aparelho que fornece a rede (modem e roteador) com o equipamento que se alimenta dela para acessar a internet (computador, notebook, netbook, celular, smartphone, tablet, etc.). Os pontos de conexão devem estar espalhados num raio de vinte metros em ambientes fechados (devendo diminuir o raio e aumentar o número de equipamentos caso a conexão seja em um ambiente aberto). Para que a conexão seja constante ou sem interrupções, recomenda-se seguir a regra dos vinte metros no mínimo, para que os usuários não se sintam prejudicados ou frustrados com uma conexão que não funciona corretamente.

Outras dicas incluem as interrupções caso haja paredes no ambiente (como é o caso de residências ou mesmo ambientes comerciais). Isso prejudica de alguma forma o envio do sinal, que não se torna ausente, mas perde um pouco a sua força, por isso recomenda-se instalar em vários pontos caso a área seja grande. No caso de residenciais, não é preciso se preocupar por dificilmente possuem mais de um andar ou cômodos muito afastados um do outro – se esse for o caso, você pode optar por um segundo modem ou então pela mudança daquele que você já tem para uma área mais central ou de maior uso.

O principal benefício é obviamente a mobilidade: é possível usar a internet como foi originalmente pensada com o lançamento de notebooks, ou seja, onde você quiser. Pode por exemplo utilizar no seu escritório em casa e mais à noite na cama enquanto termina um projeto. Pode fazer streaming de música na cozinha enquanto prepara o almoço ou ainda o streaming de vídeo na sala e ver filmes pela televisão. As opções são inúmeras, sendo que no caso de transferência e carregamento de dados como de áudio e vídeo, é possível que demore mais do que uma navegação comum em sites de sua preferência.

Mais informações

Atualmente, o Wi Fi não é apenas utilizado em empresas privadas e residências. Outras opções incluem bibliotecas e universidades, bem como ambientes públicos e comerciais (cinemas, teatros, shoppings), sendo muitas vezes um diferencial do local para que as pessoas continuem conectadas enquanto esperam os amigos chegarem ou mesmo se estão sozinhas e entediadas. Além disso, em eventos como shows, festivais, desfiles, promoção de um produto artístico, a internet grátis e sem fio pode ser uma forma que os organizadores têm de divulgar o que está acontecendo através de quem está presente (uma publicidade gratuita, se preferir). Há uma publicação nas redes sociais (Facebook e Twitter são as mais populares no momento) com elogios ao evento, etc.

Historicamente, o nome Wi Fi vem de Wireless Fidelity (Fidelidade sem fio, em tradução livre), sendo que a tecnologia possui protocolos e registros datando do ano 1985, nos Estados Unidos. Ainda assim, a Austrália possui o título de inventora do Wireless, já que existiam também outros países desenvolvendo na época, como a Holanda, e os australianos possuíam o sistema que menos dava problema no sentido de estabilidade da conexão.

Fotos

Confira Fotos da Rede Wireless:

Rede wirelessRede wireless
Modem wi-fiModem wi-fi
Para acessar rede sem fio é necessário ter um adaptador wireless no pcPara acessar rede sem fio é necessário ter um adaptador wireless no pc

Pesquisar
Artigos Relacionados