Redação dissertativa

links patrocinados

Redação dissertativa

Redação dissertativa

Sobre a Redação dissertativa

Geralmente, em especial nas salas de ensino médio, as professoras estão sempre cobrando redações todas as semanas. Este trabalho é feito com o intuito de melhorar a escrita do aluno e prepará-lo para o tão temido vestibular. Um dos vários gêneros existentes é a redação dissertativa.

Este tipo de texto, basicamente, serve para você explicar um assunto, colocando todos os seus pontos de vista sobre determinado tema. Em síntese, você necessita discorrer da melhor maneira possível sobre sua exposição.

A redação dissertativa é um dos gêneros mais pedidos no vestibular, onde as instituições fornecem a possibilidade de o aluno escolher um tema qualquer e debater sobre o assunto. Esse tipo de texto é, ainda, muito mais informativo que os demais, pois ele não possui a intenção de persuadir o leitor a aceitar determinado ponto de vista.

Gramaticalmente, o texto de uma redação dissertativa deve ser estruturado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é onde o autor deve formular sua ideia principal da narração. Esta será a sua estrutura até o desfecho da redação.

Em seguida, no desenvolvimento, você necessita fundamentar todos os seus pontos de vista, bem como críticas. Por final, para fechar o texto com chave de ouro, vem a conclusão, onde você sintetiza toda a sua idéia inicial e propõe algumas soluções para a história.

Dicas – Redação dissertativa

Para se ter uma boa escrita, independente do formato do texto, você precisa ler bastante e estar bem ligado com o que acontece nos principais veículos de comunicação brasileiros. Além disso, a prática é papel fundamental na organização das ideias.

Dissertação

Dissertação

Uma Dissertação é em sua essência a exposição e defesa de ideias. Ela pode ser utilizada para diversos fins sendo que os mais conhecidos são as dissertações argumentativas em formato de redação para escolas, vestibulares e concursos, e a Dissertação como conclusão de um programa de Mestrado, onde o aluno precisa apresentar uma Dissertação para obtenção do titulo de Mestre na área em que escolheu.

Como fazer uma Dissertação

Uma Dissertação escolar precisa seguir alguns padrões para que seja minimamente aceitável, ou então para que consiga expressar as opiniões e pontos de vista desejados por aquele que a escreve. A Dissertação tenta convencer o leitor a partir de dados e argumentos que irão defender o ponto de vista do autor.

Uma dissertação completa precisa de uma introdução onde o autor irá apresentar os fatos, contextos e o assunto que deseja abordar, em sequencia um desenvolvimento do ponto de vista sobre aqueles fatos, utilizando se de dados que comprovem seu ponto de vista e em oposição a pontos de vista contrários, argumentando sobre seu ponto de vista. Por fim o autor chega a uma conclusão em relação aquele tema, que é o motivo pelo qual ele apresenta e defende aquele ponto de vista.

As melhores universidades do Brasil requerem que alunos candidatos a vagas em cursos de graduação sejam capazes de apresentar um texto dissertativo sobre assuntos a escolha da universidade. Usualmente são assuntos da atualidade que comprovam o grau de leitura e conhecimento de mundo do candidato.

A organização das ideias e a clareza ao redigir a dissertação, expor fatos, dados e argumentos é o que fará muita diferença no momento de avaliação de uma boa dissertação. O autor precisa discutir, defender, fundamentar, justificar, explicar, persuadir, mostrar provas que irão comprovar aquela sua linha de pensamento sobre o determinado assunto.

Uma dissertação nunca deverá ser escrita em primeira pessoa, isto já descaracteriza o texto como dissertativo. A atenção deve se centrar na clareza em atingir os objetivos pretendidos pelo autor.

Mais sobre dissertação

A melhor forma de se escrever é praticando, portanto para que o autor consiga escrever boas dissertações escolares é necessário muita leitura e pratica de redação. Para informações sobre Dissertação de mestrado, basta consultar metodologias de pesquisa cientifica.

Fotos

Confira Fotos da Dissertação:

Dissertação Dissertação Dissertação Dissertação

Pesquisar
Artigos Relacionados