Principais novelas dos anos 80

links patrocinados

Principais novelas dos anos 80

Nas últimas décadas, graças a seu padrão de qualidade e elaboração de tramas, as novelas brasileiras se tornaram um verdadeiro produto de exportação. Hoje, as novelas do país podem ser acompanhadas em Portugal, Alemanha, Estados Unidos e muitos outros países, devidamente traduzidas para o idioma local. Através de emissoras com alcance mundial, como a Globo Internacional, é possível acompanhar novelas brasileiras em praticamente qualquer parte do mundo, neste caso em português.

O Brasil tem uma longa tradição em novelas. Por aqui, elas são produzidas para a TV (as novelas de TV são chamadas de “telenovelas”, mas, por senso comum, adota-se apenas “novelas” para denominá-las) há mais de cinquenta anos, tendo “Sua Vida me Pertence” como a grande precursora do gênero. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as novelas produzidas no Brasil e quais foram as principais novelas dos anos 80.

Surgimento das novelas brasileiras

Principais novelas dos anos 80 Conheça as Principais novelas dos anos 80

Além de ser a primeira novela do país, “Sua vida me pertence” também foi a primeira telenovela lançada em todo o mundo, sendo transmitida entre dezembro de 1951 a fevereiro do ano seguinte.

Um dos diferenciais das novelas em relação a outros produtos do entretenimento televisivo é seu caráter aberto. Devido à longa duração das novelas, elas podem ter seu roteiro alterado com o passar dos episódios, para colocar em evidência um personagem que agradou o público ou até mesmo mudar o destino da trama, de acordo com os anseios do telespectador. Desde a década de 1990, as novelas brasileiras também auxiliam na divulgação e promoção de causas sociais, abordando questões como preconceito, desaparecimento de crianças e muitas outras.

O sucesso das telenovelas brasileiras também se dá pelos maciços investimentos neste tipo de programa. A Rede Globo, principal emissora de novelas do país, dedica três faixas de seu horário nobre para a exibição de novelas, as populares novelas das seis, das sete e das oito, embora os horários, atualmente, sejam um pouco diferentes da nomenclatura popular.

Confira as Principais novelas dos anos 80

Principais novelas de sucesso dos anos 80

Os anos 80 foram muito produtivos para o segmento de novelas, com obras que marcaram o imaginário popular e, até hoje, são muito lembradas pelo público. Algumas, inclusive, chegaram a ganhar remakes nos últimos anos.

Em 1986, por exemplo, foi exibida a novela Sinhá Moça, de autoria de Benedito Ruy Barbosa e direção de Jayme Monjardim. Com Lucélia Santos no papel de protagonista, Sinhá Moça ganhou um remake recente, que também alcançou grandes índices de audiência. Dois anos depois, foi lançada a novela Vale Tudo, com Regina Duarte e Glória Pires, outro sucesso de público estrondoso.

Novelas dos anos 80

Outras novelas de destaque dos anos 80

Outras novelas que alcançaram um grande sucesso nos anos 80 foram “Que rei sou eu?”, de 1989, com Edson Celulari e Natália do Vale; Elas por Elas, de 1982, com Reginaldo Faria e Eva Wilma; Brega & Chique, de 1987, com Glória Menezes e Marília Pêra, dentre outras.

Principais novelas dos anos 80 - confira

Onde assistir

Muitas destas novelas, além de outras que fizeram sucesso nos anos 80, podem ser acompanhadas pelo canal Viva, da Globo. Algumas também foram lançadas em DVD.

Pesquisar
Artigos Relacionados