Photomatix: como funciona e onde baixar

links patrocinados

Photomatix: como funciona e onde baixar

Atualmente, podemos encontrar centenas de editores de imagem disponíveis para download. Alguns deles – geralmente muito caros – oferecem recursos completos para edição, enquanto outros, mais simples, se dedicam a alguns recursos específicos. O problema é que, muitas vezes, os programas gratuitos para edição de imagens são extremamente limitados, trazendo recursos muito básicos, como redimensionamento de imagens e aplicação de poucos efeitos, como escala de cinza, brilho e contraste. Entretanto, hoje também é possível encontrar um tipo de software que reúne as qualidades dos dois mundos: ao mesmo tempo em que traz a simplicidade dos softwares mais básicos, também oferece recursos altamente avançados. É o caso do Photomatix, um gerador de imagens em HDR extremamente simples, leve e de fácil utilização. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o Photomatix, e onde você pode encontrá-lo para download.

Como funciona o Photomatix

Photomatix: como funciona e onde baixar Photomatix

Photomatix é um editor de imagens incrivelmente simples, que possui apenas dois recursos: fusão de imagens e criação de fotos HDR. Nos dois casos, bastam poucos cliques para que a tarefa seja feita. Com a fusão de imagens, tudo que você precisa fazer é selecionar duas fotos e escolher a opção “Combine”. Os resultados oferecidos pelo Photomatix são extremamente profissionais.

Mas o ponto forte do software é mesmo a criação de imagens em HDR. Abaixo, comentaremos um pouco mais sobre o que são estas imagens, indispensáveis nos dias atuais para quem lida profissionalmente com fotografia.

Photomatix: como funciona

O que são as imagens HDR

HDR é a sigla para High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico). Você provavelmente já se deparou com fotografias com cores belíssimas, retratando de maneira muito mais vida os cenários. Isso não se deve apenas à qualidade da câmera utilizada pelo fotógrafo, mas pela utilização do recurso HDR.

O olho humano é muito mais potente do que qualquer lente de câmera. Por isso, quando tiramos uma foto, quase sempre temos a impressão de que as cores ficaram mais claras ou mais escuras do que aquilo que estávamos vendo. Isso acontece porque as lentes não têm o elaborado sistema de compensação de iluminação de nossos olhos. Com o HDR, podemos fundir imagens feitas de um mesmo objeto, com diferentes situações de iluminação, e criamos uma foto em que todos os elementos se destaquem, com visualização adequada das partes mais claras e mais escuras.

Por isso, para criar uma imagem HDR, você precisará de pelo menos três fotos do mesmo objeto, com iluminações distintas – uma clara, uma média e uma escura. Por isso, o ideal é utilizar um tripé, pois a posição da câmera precisa ser idêntica.

Photomatix:  onde baixar

Criação de imagem HDR com o Photomatix

Após obter suas três imagens, chegou a hora de utilizar o Photomatix. Tudo que você precisa fazer é selecionar a opção “HDR Generate”. Em seguida, selecione as três imagens e, se quiser, faça alterações nos níveis de brilho e contraste. Em seguida, basta salvar sua nova imagem, que deverá estar muito mais bonita do que as outras três.

Photomatix: como funciona e onde baixar - saiba mais

Onde baixar

O Photomatix pode ser encontrado na página oficial da HDRsoft, empresa responsável por seu desenvolvimento, ou em sites especializados em downloads, como o Baixaki.

Pesquisar
Artigos Relacionados