PeaZip: como funciona e onde baixar

links patrocinados

PeaZip: como funciona e onde baixar

Compactar e descompactar arquivos é um dos atos mais comuns e triviais na internet. A compactação de arquivos oferece muitas vantagens aos internautas, como a diminuição do tamanho original dos arquivos e a possibilidade de organização de vários arquivos menores em um único, facilitando consideravelmente os processos de download e upload.

Hoje, podemos encontrar dezenas de programas diferentes para realizar a compactação e descompactação de arquivos. Entretanto, os programas mais completos costumam estar disponíveis somente mediante um plano de assinatura. Os softwares 100% gratuitos, muitas vezes, não suportam todas as extensões atualmente utilizadas para a compactação de arquivos. Se você quer um programa que seja, ao mesmo tempo, completamente gratuito e bem completo, o PeaZip é uma das melhores opções da atualidade.

Embora seja um programa bem simples, o PeaZip é poderoso. O software oferece suporte a mais de 130 extensões diferentes, ou seja, praticamente todas as formas de compactação disponíveis no mercado podem ser lidas e interpretadas pelo programa. Veja, abaixo, como funciona o PeaZip e onde é possível fazer o download do software.

Compactação e descompactação de arquivos

PeaZip: como funciona e onde baixar PeaZip

Os programas que compactam e descompactam arquivos operam em uma arquitetura bem simples para reduzir o tamanho final dos arquivos, sem que eles sejam alterados de qualquer maneira. Como você deve se lembrar, qualquer arquivo de computador é composto por um código binário, ou seja, uma combinação entre zeros e uns. Cada número do código binário ocupa um byte de espaço em seu disco rígido.

Por esta razão, uma sequência como, por exemplo, 000111000 ocupará nove bytes no computador. Com a compactação do arquivo, programas como o PeaZip reinterpretam esta sequência, transformando o código 000111000 em 303130 (três vezes o dígito zero, três vezes o um, três vezes o zero novamente). Perceba que, com a mudança, a sequência inicial de nove bytes passou a ter somente seis bytes.

PeaZip: como funciona

Como funciona o PeaZip

O PeaZip traz ao usuário todos os recursos disponíveis em programas consagrados, como Winrar e Winzip. Entretanto, com o PeaZip, você também terá outros recursos fáceis de utilizar, como a visualização de arquivos sem a necessidade de descompactação. O programa também oferece uma interface integrada com o sistema operacional, incluindo opções de compactação e descompactação diretamente no menu acessível com o botão direito. Desta forma, você nem precisa abrir o PeaZip para realizar a maior parte de suas funções.

PeaZip:  onde baixar

Interface

Utilizar o PeaZip é muito simples. Os recursos do software estão disponíveis de uma maneira hierarquizada, com os principais deles aparecendo em destaque na tela inicial. Assim, você encontra de maneira muito mais rápida aquilo que está procurando. Assim como outros softwares pagos de compactação, o PeaZip também permite a criação de arquivos com senha, o que torna o armazenamento de determinados arquivos muito mais seguro.

PeaZip: como funciona e onde baixar - saiba mais

Onde baixar o PeaZip

O PeaZip está disponível para download na página do desenvolvedor Giorgio Tani, ou em sites especializados, como Superdownloads e Baixaki. O programa tem apenas 6 MB e funciona nas versões XP, Vista, 7 e 8 do Windows.

Pesquisar
Artigos Relacionados