Palco MP3 Aviões do Forró

Palco MP3 Aviões do Forró

O fenômeno do forró brasileiro

Uma das bandas de forró mais famosas do Brasil, Aviões do Forró teve seu início em Fortaleza, no mês de agosto, de 2002, por Zeca Aristides, Antônio Isaías, André Camurça, Cláudio Melo e Carlos Aristides. O grupo é formado pelos cantores Alexandre Avião e Solange Couto, duas backing vocals, oito dançarinas e nove músicos. A história da banda foi responsável por revolucionar o segmento musical nordestino.

O primeiro álbum lançado pelo grupo em 2002, o “Volume 01 – Lamparinas ao vivo” vendeu aproximadamente duzentas mil cópias. Mas, foi em 2005 que a banda realmente estourou em todo o Nordeste brasileiro, com a música “Tontos e Loucos”. O CD “Volume 03- A diferença está no ar” vendeu quinhentas mil cópias. Em 2006, o grupo Aviões do Forró lançou o seu 1º DVD, com participação no Fortal, na cidade de Fortaleza. Além disso, teve destaque ao participar de programas de grande audiência, como o Programa da Hebe e o Show da Virada, da Rede Globo. No Festival de Verão de Salvador, em 2007, a banda era uma das atrações.

Carnaval do Forró

Em 2009, o grupo Aviões do Forró lançou o seu bloco “Aviões Elétrico” no Carnaval de Salvador, arrastando multidões em uma das maiores festas de carnaval de rua, do mundo. Durante as apresentações do grupo no trio elétrico, eles apresentam vários artistas parceiros, apadrinhados pela banda. Já participaram da folia os Filhos de Jorge, Samyra, Forró dos Plays e o cantor Dan.

Origem do nome

O nome da maior banda de forró leva um nome de duplo sentido. O nome “Aviões” foi pensado para dar uma ideia de imponência: uma banda grande e que está por cima, fazendo alusão ao sucesso almejado. Com o passar do tempo, foi incorporada a participação de dançarinas à composição do grupo. Por se tratarem de mulheres bonitas, o nome ficou popularmente relacionado à beleza das mulheres.

Turnê Internacional

No ano de 2008 a banda Aviões do Forró fez sua primeira turnê internacional. Foram dez dias de shows em diversas cidades dos Estados Unidos. Depois disso, a banda recebeu vários convites para participar de shows na Europa e na Ásia, e optou por priorizar a agenda de shows e eventos no Brasil.

Aviões na Mídia

Com o advento do sucesso, o grupo começou a ser convidado para participar de programas de TV. A primeira participação de grande repercussão foi no quadro Central da Periferia, da Regina Casé no Fantástico, em 2005. De lá pra cá, já foram inúmeras as vezes em que os Aviões apareceram na telinha.

Em 2012, a banda emplacou a música “Correndo atrás de mim” na novela Avenida Brasil, no horário nobre da Rede Globo. A música foi considerada fator fundamental para o sucesso da personagem Suelen, a vendedora interpretada pela atriz Ísis Valverde. Nesse mesmo ano a banda e seus vocalistas foram premiados com os títulos de melhor cantora, melhor cantor e, respectivamente, melhor banda de forró.
A banda faz parte do time de “titulares” de um dos mais importantes eventos da música popular brasileira: O Festival de Verão de Salvador. O início da participação da banda no Festival, em 2006, foi a prova de que o sucesso já estava consolidado. A partir deste ano, o grupo se apresentou em todas as edições do festival, no mesmo palco que artista como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Daniela Mercury e vários veteranos da música baiana e brasileira.

GD Star Rating
loading...
Palco MP3 Aviões do Forró, Nota: 4.4 de 5 com 22 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados