Paciência Spider

links patrocinados

Paciência Spider

Paciência Spider

Paciência Spider é um jogo popular de cartas que ajuda a desenvolver habilidades mentais e exige planejamento, atenção e raciocínio.

Paciência Spider é um jogo de cartas derivado do Paciência, game que utiliza dois baralhos. O objetivo do Paciência Spider é organizar as cartas de mesmo naipe em uma ordem determinada para que seja feita uma sequência completa e estas cartas sejam removidas do tabuleiro. O jogador deve planejar as jogadas e fazer o menor número de movimentos possíveis para aumentar a pontuação.

A versão mais popular do Paciência Spider desenvolvida para computadores foi criada pela empresa Microsoft e faz parte do software dos sistemas Windows 2000, Vista, XP e 7.

Níveis de dificuldade

O Paciência Spider possui três níveis de dificuldade: principiante, intermediário e avançado. As regras do jogo valem para todos os níveis.

– Principiante: Este é o nível indicado para os iniciantes. As cartas disponíveis são de apenas um naipe, de espadas, o que facilita os movimentos do jogador. Para vencer é preciso menos esforço e fica mais fácil entender a dinâmica do jogo.

– Intermediário: Neste nível, o jogador deve fazer movimentos com cartas dos naipes de espadas e de copas. Durante o jogo, é possível fazer movimentos para ordenar cartas de naipes diferentes, porém, se a sequência não ficar completa, a jogada será inválida.

– Avançado: Este é o nível mais difícil do jogo, no qual são usados os quatro naipes do baralho – espadas, paus, copas e ouros.

Pontuação

Ao iniciar a partida, o jogador começa com 500 pontos. A pontuação aumenta ou diminui em função dos movimentos realizados. A cada jogada, o usuário perde um ponto e se o movimento for desfeito, mais um ponto é perdido. Quando uma sequência de cartas do mesmo naipe é finalizada, o jogador ganha 100 pontos.

Noções e regras do jogo

Em cada partida, o tabuleiro é formado por 10 colunas de cartas. A carta de cima fica com a face exposta para o jogador e as cartas restantes ficam viradas para baixo. No canto inferior direito, ficam posicionadas outra pilha de cartas, que é usada conforme o comando do jogador.

O jogador deve fazer os movimentos com o objetivo de remover todas as cartas do tabuleiro. O usuário deve criar colunas de cartas em ordem decrescente. Quando a coluna é finalizada, ela é removida do tabuleiro. A primeira carta de cada coluna deve ser o rei e a última deve ser o ás. Quando o nível de dificuldade possui mais de um naipe, as sequências devem ser organizadas com cartas do mesmo naipe para serem válidas.

Caso o jogador fique sem movimentos, ele pode clicar na pilha de cartas do canto inferior direito do tabuleiro e o jogo irá distribuir uma nova sequência de cartas. É possível movimentar uma carta individual ou um grupo de cartas, desde que estas estejam organizadas em ordem numérica e sejam do mesmo naipe.

Opções, dicas e estatísticas

Na guia opções o jogador pode escolher o nível de dificuldade (principiante, intermediário e avançado) e escolher a opção de ligar ou desligar sons ou animações durante o jogo, salvar a partida ao sair, continuar partidas salvas e mostrar dicas. Também é possível alterar a aparência do baralho e do plano de fundo.

Quando o jogador solicita uma dica, o jogo apresenta em destaque uma carta que pode ser movimentada naquele momento. As dicas ajudam a entender o funcionamento do jogo e a fazer um movimento quando o usuário não sabe mais o que fazer.

O jogador ainda tem a sua disposição dados coletados pelo próprio jogo e analisados de maneira estatística. As estatísticas mostram as pontuações mais altas, número de partidas jogadas, número de vitórias, percentual de vitórias, série mais longa de jogos ganhos e série mais longa de jogos perdidos e as informações referentes à série atual. É possível consultar as estatísticas nos três níveis do jogo.

Pesquisar
Artigos Relacionados