Orkut Início

links patrocinados

Orkut Início

O Orkut é uma rede social virtual de propriedade do Google, fundada em 2006 e leva o nome de seu criador, o turco Orkut Büyükkökten.

Sobre o Orkut

A ideia inicial do Orkut era conectar pessoas ao redor do mundo, compartilhar informações e fotos em tempo real, bem como criar comunidades de interesses para discussão com outras pessoas que partilhavam determinados aspectos em comum. No seu ano de criação, os usuários da rede eram majoritariamente americanos (cerca de 50%), outras nacionalidades populares na época eram: japoneses (7%), holandeses (4%), enquanto os brasileiros ainda tinham uma presença tímida (5%).

Algumas opções do site incluíam: deixar recados para seus amigos (ou outras pessoas), postar fotos, compartilhar vídeos, criar e participar de diferentes comunidades, fazer listas de diferentes temáticas ou categorias de seus amigos, avaliar as pessoas que você tinha adicionado (categorias como: fã, “sexy”, “cool” e “confiável”), sistema de busca para encontrar uma pessoa, entre vários outros.

As principais reclamações envolvendo o Orkut envolvem o conteúdo inapropriado, isso inclui: tráfico de drogas através da rede, postagem de fotos inadequadas (montagens, pedofilia, etc.), publicações com afirmações racistas, homofóbicas ou envolvendo qualquer tipo de preconceito, além da pirataria (as comunidades com links para downloads de álbuns de artistas nacionais e internacionais, chamadas discografias ou então a de séries de TV e filmes se tornaram muito populares entre os brasileiros).

Popularidade do Orkut no Brasil

Entre os anos de 2007 e 2008, o Orkut alavancou no número de usuários brasileiros e indianos, embora os primeiros ainda tivessem uma grande vantagem. Aos poucos, muitas comunidades que antes tinham como língua primária o inglês tiveram a regra ignorada, já que os brasileiros tomaram conta das discussões. A criação de comunidades também cresceu, bem como o de perfis falsos e o número de processos envolvendo crime virtual.

Em agosto de 2008, o Google transferiu todas as responsabilidades da rede social para o escritório do Google Brasil, localizado em Belo Horizonte, justificando essa ação pela facilidade de lidar com os problemas judiciais (que ocorriam em maior número no país), além do número de usuários brasileiros ser muito grande.

Em 2011, cerca de 60% dos usuários do Orkut são brasileiros, enquanto que a Índia fica em segundo lugar, perto dos 30%. Os japoneses continuam perto dos 7%. Os americanos, por sua vez, quase sumiram da rede, não chegando nem a 2%. Atualmente, o número de usuários ativos chega quase a setenta milhões ao redor do mundo.

Outras informações

A resposta para a diminuição da popularidade do Orkut envolve dois fatores: o primeiro e mais alarmante deles é o da segurança. A rede passou por vários ataques de hackers, spams, links maliciosos e vírus, além da própria navegação segura ter sido afetada – isso acaba afastando as pessoas de um site que é para ser divertido e sem riscos.

O outro fator é pelo Orkut ter ficado relativamente parado no tempo – sem grandes mudanças e atualizações para incluir inovações tecnológicas de troca e compartilhamento de conteúdos. Como isso é algo que ocorre facilmente no Facebook e no Twitter, por exemplo, as pessoas acabam migrando e se adaptando a um novo sistema.

Fotos

Confira Fotos do Orkut Início:

Início do OrkutInício do Orkut
O layout do Orkut era bem diferenteO layout do Orkut era bem diferente
O Orkut perdeu espaço no BrasilO Orkut perdeu espaço no Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados