Origami

links patrocinados

Origami

A globalização permitiu que traços de diferentes culturas fossem incorporados por pessoas de diversos lugares no mundo. Uma prática habitual do Japão, por exemplo, pode ser encontrada no Brasil, tanto pela disseminação da informação quanto pela imigração de cidadãos japoneses que trouxeram seus costumes para o Brasil. Assim, não é difícil encontrar práticas da cultura japonesa por aqui.

Significado

Já considerada como uma atividade relativamente comum no Brasil, o origami surgiu primeiramente no Japão. A própria formação da palavra tem raízes do país, pois o início ‘ori’ significaria dobrar, enquanto ‘gami’ representa papel. Portanto, já dá para entender um pouco sobre o que é o tal origami.

Parte da graça de quem consegue fazer um origami é que não são usados outros recursos para montar uma miniatura além da dobradura de papel. O pedaço de papel não pode ser cortado nem colado, pois, caso fosse, isso não seria considerado um origami.

Então, quem quer entrar para essa prática tem que ter grande habilidade. Ou, pelo menos, paciência para pegar o jeito e aprender como melhorar a arte das dobraduras. Normalmente, para chegar ao resultado final do origami, o artista deve começar com um papel quadrado. Depois, cabe a ele decidir que imagem deseja construir.

Distração diária

Além do fato que o origami é uma variação das possibilidades artísticas de quem produz a figura, a atividade pode ser extremamente relaxante e um passa tempo para quem precisa de um hobby. Enquanto alguns preferem a pintura ou a música, outros podem se entreter com a dobradura de papeis.

Quando o artista tem bastante experiência com a prática, imagens fenomenais podem sair como resultado do treino diário. Algumas mais simples são ensinadas até mesmo nas escolas, como atividade artística para as crianças. Assim, vale lembrar que o origami também tem níveis de dificuldade de acordo com o objetivo de cada um.

Existem diversos sites na internet que mostram um passo a passo sobre como realizar determinado origami. No começo pode ser bom ter esse tipo de ajuda, mas depois o artista conseguirá fazer tudo por conta própria. Vale conhecer a atividade e tentar melhorar cada vez mais.

Japão e os Tigres Asiáticos

Japão e os Tigres Asiáticos

Sobre o Japão e os Tigres Asiáticos

Tigres Asiáticos é o termo que se refere-se às economias desenvolvidas nos territórios/países de Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan. Esses quatro localizam-se no continente da Ásia.

Eles começaram a apresentar um alto crescimento econômico e industrial entre os anos de 1960 e 1990. Foi principalmente nos anos 80 que tiveram uma notoriedade mundial, quando apresentaram altos índices de crescimento econômico, vindo a influenciar o mercado mundial.

Porque Tigres Asiáticos

Estes mercados ganharam este termo, Tigres Asiáticos, por causa da agressividade da política adotada nestas quatro economias. Suas estratégias estão voltadas para atrair capital estrangeiro, disponibilizando mão de obra barata e disciplinada, além ainda de isenção de impostos e baixo custos de instalação de empresas.

Japão como influenciador de uma nova era

O primeiro país que desenvolveu este método foi o Japão. Através de uma bem sucedida reforma agrária, o Japão teve um começo para desenvolver sua economia, criando um mercado local para as novas fábricas. Investindo maciçamente na educação durante anos, os japoneses viram sua economia se transformar em uma das mais poderosas no mundo hoje.

Sucesso esse que serviu de vitrine para os demais países da região. A expansão da economia japonesa foi fundamental para criar um dinamismo maior em toda área próxima, como os países e territórios que formaram os Tigres Asiáticos.

O crescimento da Coreia do Sul pode se ver muito do que fez o Japão. Na década de 60, a Coreia do Sul era considerada um dos países mais pobres da região. Seu desenvolvimento começa a tomar corpo a partir da década de 80, transformando hoje em uma nação semi-industrializada, com uma nação de renda média. O mesmo processo aconteceu no território de Taiwan e posteriormente no país asiático Singapura.

Economia dos Tigres Asiáticos

A característica predominante na economia dos Tigres Asiáticos está nas exportações. Eles buscam a produção de todo tipo de produto para exportar para países industrializados. Entretanto, o consumo dentro destes territórios e países é desestimulado através de altas tarifas governamentais, com exceção do Japão.

Fatores do grande desenvolvimento

Um dos principais fatores do grande desenvolvimento foi o investimento do capital estrangeiro, em principal dos Estados Unidos da América e do Japão. Estes dois viam uma possibilidade única de fortalecer cada vez mais o capitalismo frente ao socialismo, em uma época (entre os anos de 1960 e 1980) que a Guerra Fria estava a todo vapor.

Pesquisar
Artigos Relacionados