Objetivo Profissional

links patrocinados

Objetivo Profissional

Objetivo Profissional

O objetivo profissional é um breve relato sobre o cargo que se pretende ocupar em uma empresa e a área na qual se deseja trabalhar.

O objetivo profissional é um dos itens mais importantes a ser colocado em um currículo, mas apesar disto ele não deve ser prolongado. O objetivo profissional deve ser direto, bastante específico e nada genérico. Especialistas recomendam que o objetivo profissional não ocupe mais do que uma ou duas linhas.

Especialistas em recrutamento e seleção indicam que um profissional não deve ter um currículo padrão, mas sim um para cada vaga de emprego a se candidatar, de forma que o documento seja focado na empresa, chamando a atenção do recrutador. O objetivo profissional é geralmente o primeiro ponto a ser analisado pelo entrevistador em um currículo e por isto, um objetivo mal elaborado ou com enrolação pode minguar as chances do candidato ser selecionado.

Dicas para o Objetivo profissional

Não é indicado escrever mais de um objetivo por currículo, de forma a não passar a ideia de indecisão sobre a carreira. Também não é recomendável escrever frases prontas ou não objetivas, que podem dar a ideia de que o candidato não é dedicado.

Perfil profissional

Ao contrário do que se pensa, perfil profissional não é a mesma coisa que objetivo profissional. Enquanto que o objetivo profissional é o ramo de atuação que se pretende seguir dentro de uma empresa, o perfil profissional representa as características do profissional enquanto funcionário, algo como um conjunto de pequenas frases capaz de “vender” a pessoa, garantindo que o recrutador leia as palavras e sinta que sua vida será muito mais fácil se contratar uma pessoa com aquelas características.

Treinamento de profissional

Especialistas recomendam que o profissional escreva seu perfil no formato de tópicos, que são mais fáceis de serem lidos, ao invés de frases em um parágrafo. O primeiro ponto a ser explorado deve reunir a formação, a área que se tem experiência e também qual a função que se executa melhor. O segundo tópico do perfil profissional deve ser reservado para os resultados expressivos alcançados na carreira, como superação de metas ou desenvolvimento de um projeto de destaque.

O terceiro tópico deve agregar as maiores competências e o quarto tópico deve reunir as habilidades secundárias, que são as competências necessárias para a realização de um trabalho. Por fim, o quinto tópico deve incluir um argumento decisivo que instigue o recrutador a contratar, ou pelo menos a entrevistar, o candidato.

Dicas para elaborar um bom currículo

Dicas para fazer um curruculum

Muitas pessoas têm uma enorme dificuldade para elaborar um currículo que desperte o interesse de recrutadores. A verdade é que os currículos devem ser o mais simples possível, sem a inclusão de informações desnecessárias ou floreios.

De forma geral um bom currículo deve contar com os dados pessoais logo no início, o objetivo profissional, a formação acadêmica com nome da instituição e ano de conclusão do curso, os idiomas com o nível de conhecimento de cada um, os cursos que tenham relação com a área de interesse, conhecimentos em informática e a experiência profissional. Esta última categoria deve incluir o nome da empresa, o período em que se ficou empregado, o nome do cargo e as atividades realizadas.

Modelos de curriculos Vagas para profissional qualificado

Pesquisar
Artigos Relacionados