OAB FGV 2013

links patrocinados

Sobre OAB FGV

OAB FGV 2013

A Ordem dos Advogados do Brasil, ou simplesmente OAB, é a entidade brasileira responsável pela regulamentação da advocacia em território nacional. Fundada em 1930 a OAB possui uma série de atribuições referentes ao ofício de advogado. Uma das mais importantes e mais conhecidas é o Exame da Ordem, prova obrigatória para todos os bacharéis em Direito que desejam atuar como advogados no país.

O Exame da Ordem

No Exame da OAB, os bacharéis precisam demonstrar conhecimento suficiente para poder atuar como advogados. A prova testa as habilidades teóricas e práticas dos candidatos, sendo realizada durante dois dias. No primeiro, os candidatos precisam responder a oitenta questões objetivas, cada uma com quatro alternativas. A prova seguinte é de caráter prático e profissional, composta por quatro perguntas abertas e a apresentação de uma peça profissional.

Exame OAB

Para alcançar a segunda fase, o candidato precisa obter pelo menos 50% de acertos na primeira prova. O primeiro exame unificado da OAB aconteceu em 2006, ou seja, até o momento já aconteceram sete edições do exame. A cada edição, que corresponde a um ano, são realizadas três provas.

Provas da OAB 2013

Todo o sistema de organização do exame, desde a redação das questões até a aplicação da prova, é promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2013 serão aplicados os exames de número X, XI e XII. No momento ainda não há muitas informações sobre as datas das provas, mas o exame costuma acontecer entre os meses de fevereiro/março (1º exame), maio/agosto (2º exame) e outubro/dezembro (3º exame).

Assim que o próximo edital para o Exame da Ordem estiver disponível, ele será publicado inicialmente na página da FGV Projetos. No momento, as datas estimadas para o lançamento dos editais são 22 de março, 12 de julho e 4 de novembro. É importante lembrar que estas datas correspondem apenas à publicação do edital de abertura, não da aplicação das provas. Para maiores informações a respeito dos prazos, acesse o site da FGV Projetos. Na página também é possível encontrar os editais anteriores, que podem auxiliar no conteúdo programático dos exames que estão por vir.

Prova FGV OAB

Índices de aprovação da OAB

O Exame da Ordem causa alguma polêmica no meio jurídico. Alguns especialistas consideram que a prova é inconstitucional. Contudo, em outubro de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela constitucionalidade do exame, que continua sendo indispensável para quem deseja atuar como advogado.

A prova é muito conhecida pelo seu alto grau de dificuldade. Em 2010, por exemplo, o exame alcançou seu pior nível de aprovação desde que foi criado. Apenas 9,74% dos candidatos conseguiram ser aprovados. Ou seja, para se dar bem no Exame da Ordem, é necessário muita preparação e dedicação.

Felizmente, há diversos suportes para quem deseja estudar para o Exame da Ordem. Na Internet é possível encontrar páginas especializadas, como a Portal Exame da Ordem, que disponibiliza provas anteriores e dá dicas importantes aos candidatos. Há também cursinhos presenciais em diversas cidades brasileiras.

Prova OAB FGVFGV Exame OAB

OAB FGV

Confira um vídeo sobre a OAB:

Pesquisar
Artigos Relacionados