O que é efeito auto tune

links patrocinados

O que é efeito auto tune

O que é efeito auto tune

Muito se debate acerca dos efeitos utilizados nas gravações de CD’s de artistas bastante conhecidos e se estes sabem verdadeiramente cantar ou não. Você já deve ter se separado com seguinte pergunta: essa voz é dela mesmo?
Ou esta: será que ela canta tão bem assim? Alguns programas são utilizados para inserir efeitos nas músicas gravadas em estúdio e podem, sim, deixar a voz dos cantores mais afinada.

O que é o efeito Auto-tune?

Um dos efeitos bastante utilizados no mundo musical é o auto-tune, que ao contrário do que muitos pensam é um pluggin a ser utilizado em conjunto com um editor de áudio. O Auto-tune é uma extensão de Software para ser utilizado junto com o editor de áudio que você utiliza regularmente, sendo este indicado para quaisquer modificações que serão feitas no áudio bruto e original da gravação.

Como é usado o auto tune

Como é utilizado o Auto-tune nas gravações atuais

Como o pluggin faz a correção de trechos que este acredita estarem em desarmonia com a música, alguns cantores acabam utilizando o auto-tune para corrigir imperfeições em sua voz. Basicamente ao jogar o áudio bruto em seu programa de edição, uma vez que o auto-tune esteja também instalado, serão apresentados os trechos que necessitam de correção, segundo o pluggin. A forma de apresentação destes trechos em desarmonia é semelhante à seleção realizada pelo Word com relação às palavras de grafia errada. De acordo com informações jogadas na rede, o auto-tune possui uma escala que varia entre zero e quatrocentos, sendo que o nível zero é aproximado ao barulho de um robô e o quatrocentos seria a voz natural.

História do efeito auto-tune

Auto-afinar, que em inglês é auto-tune, foi criado por Andy Hildebrand que utilizou-se de seus estudos e pesquisas sobre dados sísmicos e os demais programas derivados de som, e ao final teve como resultado o auto-tune. Em 1994 o processador auto-tune foi lançado pela Antares Audio Technologies e logo começou a ser utilizado para corrigir as imperfeições no áudio e ajudar alguns cantores a arrumarem seu potencial vocal nas músicas apresentadas ao público. O Auto-tune também pode ser utilizado em apresentações ao vivo, portanto já podemos ficar atentos e tentar descobrir quem faz uso desta ferramenta de modificação de áudio. Em 2012 no programa The X-Factor a atriz e cantora descoberta pela Disney, Demi Lovato ficou sem palavras ao ser confrontada por um candidato que afirmava que o talento dela provinha do auto-tune. Alguns cantores fizeram músicas e declaram-se totalmente contra o uso de auto-tune em canções e álbuns, mas são raros os artistas que não fazem uso desta e de outras ferramentas semelhantes.

Quem usa auto tune

Teste: descubra quem usa Auto-tune

Na página on-line da revista Super interessante há uma breve reportagem sobre o pluggin de modificação e correção de imperfeições em áudio e também está disponível um teste para que você identifique quem faz uso do Auto-tune em suas canções. Você deverá selecionar a opção que acredita que a música se enquadre (com ou sem auto-tune) e logo será apresentada uma breve descrição sobre a música e o artista em questão.

História do efeito auto tune Efeito auto tune

Pesquisar
Artigos Relacionados