NetTraffic: como funciona e onde baixar

links patrocinados

NetTraffic: como funciona e onde baixar

A internet móvel vem sendo cada vez mais utilizada no Brasil. Em março de 2013, um estudo da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) concluiu que, das 93 milhões de conexões brasileiras, quase 59 milhões são feitas através de celulares, smartphones e tablets. Embora este tipo de conexão esteja cada vez mais rápido e estável, um velho problema ainda persiste: as franquias de tráfego. A franquia funciona da seguinte maneira: ao contratar um plano de internet móvel, você tem uma quantidade específica de dados, medidos em megabytes ou gigabytes, que podem ser utilizados em um mês.

Suponha que você contratou um plano mensal com franquia de 10 gigabytes. Se este valor for alcançado na metade do mês, sua conexão sofrerá algum tipo de restrição nos dias restantes. Em alguns casos, é preciso pagar uma taxa extra pelo tráfego de dados. Em outros, a conexão sofre uma queda considerável de velocidade. Recentemente, foi lançado um software que não resolve o problema, mas pode ajudar os usuários da internet móvel a ter um controle muito maior de seu tráfego de dados, evitando que a franquia passe do limite estabelecido. Estamos falando do NetTraffic, uma ferramenta bem leve e simples que monitora todo o tráfego na internet.

Características do NetTraffic

NetTraffic: como funciona e onde baixar NetTraffic: como funciona

Uma das características mais importantes do NetTraffic é sua discrição. O aplicativo roda em segundo plano no computador, gastando pouquíssima memória RAM. O ícone do programa fica disponível para consulta na bandeja do sistema, podendo ser acessado com apenas um clique.
A janela principal do NetTraffic apresenta as velocidades de upload e download e o tráfego em tempo real. O programa também oferece um relatório da utilização da internet em virtude do tempo. Ao selecionar a opção Statistics, o programa apresenta os dados médios de consumo, seja por ano, mês, dia ou hora. Com essas estatísticas, os usuários podem prever o quanto será consumido no restante do mês, se a navegação mantiver o mesmo padrão. Outa opção interessante são as tabelas customizáveis. O usuário seleciona o início e o fim de determinado período e tem acesso a um relatório completo do que foi utilizado naquele tempo.

NetTraffic: onde baixar

Relatórios do NetTraffic

Tudo que é analisado pelo NetTraffic pode ser salvo em um arquivo XML, o que pode servir como backup caso haja necessidade de desinstalar o software temporariamente. Depois, é preciso apenas importar o arquivo salvo e o NetTraffic recuperará todas as informações.

O que é NetTraffic

Onde baixar

O NetTraffic pode ser encontrado em páginas como Superdownloads e Baixaki. O arquivo de instalação é extremamente leve, com menos de 1 megabyte. A instalação também é bastante rápida, sem a necessidade de criar qualquer tipo de cadastro. Basta seguir as instruções na tela e o programa já estará pronto para uso.

Para que serve o NetTraffic

Importante

Outra função muito importante do NetTraffic é conferir se a franquia está sendo respeitada pela operadora. Por isso, é importante deixar o programa sempre em execução. Caso você perceba que os relatórios do software não correspondem ao que a franquia oferece, entre em contato com sua operadora.

Pesquisar
Artigos Relacionados