Músicas mais famosas de Bob Marley

Músicas mais famosas de Bob Marley

Nascido em 1945, Bob Marley é um dos cantores e compositores mais influentes da música no século XX. Um de seus maiores méritos foi difundir o reggae jamaicano pelo mundo. Mesmo três décadas após sua morte, o músico continua sendo um dos grandes vendedores de discos do planeta. Estima-se que, até hoje, Bob Marley já tenha vendido mais de 75 milhões de cópias.

Suas letras falavam, na maioria das vezes, sobre pessoas oprimidas e pobres. Adepto da filosofia rastafári, Bob Marley pregou a igualdade, a irmandade e a paz. Até hoje, ele é considerado o cantor mais popular do Terceiro Mundo, tendo gravado diversas músicas que se tornaram sucessos mundiais. Conheça, abaixo, algumas das músicas mais famosas de Bob Marley.

Grandes sucessos de Bob Marley

Músicas mais famosas de Bob Marley Bob Marley

Em sua carreira, Bob Marley teve 14 álbuns de estúdio gravados, além de quatro ao vivo. Alguns destes álbuns são póstumos, como Confrontation e Uprising, alguns dos mais famosos do cantor. Em toda sua trajetória, Bob Marley esteve acompanhado da banda The Wailers, que está em atividade até hoje. Por sua obra, Bob Marley está imortalizado na tradicional Calçada da Fama de Hollywood.

A música mais famosa de Bob Marley, que ganhou diversas regravações e versões, é “No woman, no cry”. A canção, gravada em 1974, chegou a ganhar uma tradução do músico brasileiro Gilberto Gil. Em 1973, Bob Marley também fez muito sucesso com “Get up, stand up”, composta em parceria com o também ilustre Peter Tosh.

“Jamming”, gravada em 1977, também foi outro grande sucesso de Bob Marley. A música já apareceu em trilhas sonoras de séries como Friends e Os Simpsons. A lista de grandes sucessos de Bob Marley também inclui Redemption Song, One Love e Buffalo Soldier, além de muitas outras.

Conheça as Músicas mais famosas de Bob Marley

Prêmios conquistados por Bob Marley

Graças à atuação como músico e ativista, Bob Marley recebeu muitos prêmios ao longo de sua vida. Em 1976, a revista Rolling Stone considerou a banda The Wailers como a melhor daquele ano. Em 1978, Bob Marley obteve o reconhecimento da ONU com a Medalha de Paz do Terceiro Mundo. Em fevereiro de 1981, poucos meses antes de sua precoce morte, Bob Marley foi condecorado com a Ordem ao Mérito, reconhecimento mais importante oferecido pelo governo jamaicano.

Dentre os prêmios póstumos estão o de álbum do século, em 1999, pelo disco Exodus; o Grammy de 2001, concedido pelo conjunto da obra; o título de canção do milênio, oferecido pela BBC; dentre outros.

Álbuns de Bob Marley

Álbuns

Dentre os diversos álbuns lançados por Bob Marley, o mais vendido até hoje é a coletânea Legend, álbum que contém os maiores sucessos do cantor. Legend pode ser encontrado na grande maioria das lojas de discos do mundo. Sua capa, que mostra apenas uma foto do cantor, se tornou um verdadeiro clássico da música.

Carreira de Bob Marley

Saiba mais

Para conhecer mais sobre a trajetória do músico jamaicano, uma boa dica é o site oficial sobre Bob Marley, em inglês. Outras boas opções são os livros “Bob Marley por ele mesmo” e “A biografia definitiva de Bob Marley”.

GD Star Rating
loading...
Músicas mais famosas de Bob Marley, Nota: 4.2 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados