Mozilla Thunderbird: como funciona e onde baixar

Mozilla Thunderbird: como funciona e onde baixar

Com a popularização dos webmails, como Gmail e Yahoo, os chamados clientes de email – softwares que permitem o recebimento e envio de mensagens – perderam muita popularidade. De fato, estes programas apresentam algumas desvantagens em relação aos webmails, como a necessidade de ocupar espaço no disco rígido e a incompatibilidade com boa parte dos servidores online. Contudo, os softwares de email também possuem algumas vantagens em relação ao sistema online, o que tem atraído muitas pessoas de volta para o antigo formato.

Vantagens de um cliente de email

Mozilla Thunderbird: como funciona e onde baixar Mozilla Thunderbird

Curiosamente, uma antiga desvantagem dos clientes de email tem se tornado uma vantagem nos dias atuais: a possibilidade de armazenar as mensagens no HD. Antigamente, quando os discos rígidos tinham um tamanho médio de 4 GB, isso era um problema. Contudo, com os HDs de hoje em dia, que costumam superar um terabyte, a armazenagem em disco das mensagens é vista muito mais como uma medida de segurança do que como um desperdício de espaço.

Outra grande vantagem, no quesito segurança, é a possibilidade de criptografia que os softwares oferecem. Um software de email também é muito mais seguro em relação às senhas, pois geralmente podem ser utilizados em apenas um computador. O sistema também é mais eficaz em relação ao controle de spam e às personalizações de listas de contato. Outra vantagem é a possibilidade de ler e escrever emails sem estar conectado à internet.

Até pouco tempo, o Outlook Express era a opção mais estável para quem desejasse ter um cliente de email. Contudo, recentemente a Mozilla também lançou seu próprio software, que vem conquistando cada vez mais usuários. É o Mozilla Thunderbird, programa que possui uma interface simples e uma série de recursos que fazem dele um dos softwares mais completos deste segmento.

Mozilla Thunderbird: como funciona

Como funciona o Mozilla Thunderbird

Uma das grandes vantagens do Mozilla Thunderbird é a possibilidade de incluir contas de webmails, para que as mensagens sejam recebidas diretamente em seu desktop. O programa permite, por exemplo, que você adicione uma conta de email do Gmail e outra do Yahoo, centralizando todas as suas mensagens em um só lugar. Isso é ideal para quem possui, por exemplo, uma conta pessoal e outra profissional.

Em relação à organização das mensagens, o Mozilla Thunderbird não deve nada aos principais clientes de webmail. Assim como no Gmail, os usuários podem criar marcadores para as mensagens, organizando-as em níveis de importância ou tipo de assunto.

Mozilla Thunderbird: onde baixar

Onde baixar o Mozilla Thunderbird

O Mozilla Thunderbird pode ser encontrado na própria página da Mozilla, ou em sites de downloads como Softonic, Superdownloads e Baixaki. O programa é completamente gratuito e seu arquivo de instalação tem menos de 20 megabytes. O processo de instalação também é bastante rápido, não havendo a necessidade de instalação de nenhum programa complementar.

Mozilla Thunderbird

Configurações

É importante ressaltar que o Mozilla Thunderbird requer alguns cuidados na configuração, principalmente no que diz respeito à importação dos emails online. Para que o software funcione de maneira adequada, é interessante que o usuário acesse alguns tutoriais, disponíveis no site da Mozilla.

GD Star Rating
loading...
Mozilla Thunderbird: como funciona e onde baixar, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados