MMC e MDC

links patrocinados

MMC e MDC

MMC e MDC

A matemática é considerada uma das matérias mais difíceis entre os estudantes brasileiros. os números de pesquisas ainda apontam que a disciplina está entre as notas mais baixas. Em muitos casos, os estudantes não conseguem prestar atenção nas primeiras lições, e por conta disso, acabam tendo dificuldades em cálculos um pouco mais avançados.

Mínimo múltiplo comum

O MMC – mínimo múltiplo comum – é um dos conceitos matemáticos mais utilizados para a realização de cálculos. Ele é aplicado em todas as operações que envolvem frações.

O MMC é usado comumente para operações que envolvem a adição e subtração de frações vulgares. Ele se torna necessário já que para estas operações é necessário que ambas as frações possuam um denominado comum.

Exemplificando, se temos uma fração que envolva que uma parte seja divida por 4 e a outra divida por três, precisamos encontrar um número que seja dividido por ambos os números. O mínimo divisor comum entre os dois números seria 12. Não é necessário que este numero seja o mínimo, mas dessa forma a operações fica simplificada mais rapidamente.

Máximo divisor comum

Outro conceito bastante utilizado para operações aritméticas é o do MDC – máximo divisor comum. Ele é definido entre dois ou mais números em que o maior número é um fato entre eles.

Exemplificando, se pegarmos os números 12 e 18 e calcularmos os divisores comuns teremos os números 1, 2, 3 e 9. Logo, o maior divisor entre os números é o 6. A sua representação é sempre feita da forma de parênteses que deve abranger todos os termos.

O MDC ainda abrange o Algoritmo de Euclides, que de forma bastante simples faz divisões sucessivas entre dois algarismos até que se obtenham o número zero. Assim, o máximo é o número inicial e o ultimo será sempre zero.

Curiosidades Matemáticas

Curiosidades Matemáticas

A matemática é a ciência que estuda as quantidades, as medidas, os espaços. Ou seja, é uma ciência que utiliza o raciocínio lógico e a ideia de abstrato. Alguns estudos mostram que a argumentação lógica, base principal da matemática, surgiu com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 A.C. Porém, registros arqueológicos comprovam que a matemática sempre fez parte do cotidiano da vida humana, das mais diferentes formas.

É muito difícil definir através de palavras exatamente o que é a matemática. Durante anos e mais anos, matemáticos, filósofos e outros estudiosos discutem sobre qual seria a melhor definição para essa área do conhecimento humano. Porém, nas últimas décadas do século XX, uma definição passou a ser a que mais agrada esses especialistas – a matemática, nada mais é, do que a ciência das regularidades, ou seja, dos padrões.

Curiosidades matemáticas – cubo mágico

No ano passado, alguns matemáticos conseguiram finalmente desvendar o mistério do famoso brinquedo cubo mágico. Brincadeira de criança que muito adulto sofre para resolver, o cubo mágico vem há anos entretendo diversas gerações ao redor do mundo. Dessa vez, os matemáticos conseguiram estabelecer a relação entre quantidade de quadrados do cubo e a quantidade máxima de movimentos necessários para resolvê-lo. Não que isso vai ajudar você a vencer o cubo mágico, mas, como a própria definição de matemática diz, eles conseguiram definir um padrão para a brincadeira.

Curiosidades matemáticas – capicua e o número mágico

Capicua, ou número palíndromo, podem ser denominações estranhas. Mas o que esse nome realmente representa é algo bem simples. Capicua, na verdade, é um número que lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda sempre vai representar o mesmo valor. Um bom exemplo disso são os números 555 e 86768.

Já o número mágico é o 1890. A mágica deste número acontece quando uma pessoa escolhe qualquer número de três algarismos diferentes e escreve esse número de trás para frente e subtrai o menor do maior.

Por exemplo, o número 543. Primeiro você inverte o número escolhido – 345. Em seguida, faz a operação 543 – 345 = 198. Depois é só somar esse número e a sua versão invertida, 198+891 = 1890. Essa é a mágica, seja qual for o número escolhido inicialmente, o resultado sempre será o famoso número 1890.

Mais curiosidades matemáticas

No universo dos números, as curiosidades não param de surpreender. Como por exemplo, um estudo realizado por um dos mais famosos matemáticos de toda a história da humanidade, Pitágoras, revelou que um número x elevado ao quadrado resulta na soma dos x primeiros números ímpares.
Outra curiosidade é em relação à potenciação. Entre milhares de estudos, o maior número que foi aceito no sistema de potências de dez sucessivas é denominado de centilhão.
Esse centilhão equivale ao algarismo 1 seguido de mais 600 zeros. Assim, a centésima potência de um milhão, um número quase impossível de se imaginar, passou a ser considerado o maior número.

Fotos

Curiosidades MatemáticasCuriosidades Matemáticas
Os matemáticos acharam um padrão para resolver o cubo mágicoOs matemáticos acharam um padrão para resolver o cubo mágico
Existe uma conta que se faz com números aleatórios que o resultado sempre é 1890Existe uma conta que se faz com números aleatórios que o resultado sempre é 1890

Pesquisar
Artigos Relacionados