Microblog Twitter
O Twitter foi criado no ano de 2006 por Jack Dorsey com a intensão de ser um grande site de troca de mensagens de texto curtas via celular, porém, após estudos realizados e planejamentos feitos e refeitos, Dorsey percebeu que a sua ideia poderia ir muito além do um simples chat no telefone, nascendo então a ideia do microblog.
O que é um Microblog?
O que caracteriza e difere um blog de um site convencional, além da sua forma estrutural e código de linguagem de programação, é o conteúdo que o compõe.
Os blogs costumam apresentar uma linguagem mais coloquial, para assim atender a mais pessoas e fincar o marketing de interatividade com o internauta, passando a estabelecer uma comunicação mais forte com os clientes. Os blogs também são caracterizados por conter informações mais enxutas, onde textos muito longos acabam por serem inúteis dentro desta ferramenta de comunicação.
Sendo assim, um microblog é um canal de comunicação que contém informações ainda mais resumidas do que os blogs convencionais, sem perder o contato com o cliente (que é a principal função).
Vale ressaltar que um blog ou um microblog não deve se render a explicitações técnicas e corporativas sobre a empresa e o produto ou serviço que ela oferta, ele deve trazer notícias que tem relação com os seus produtos, dicas referente ao produto em questão, tutoriais que ensinam a melhor utilizar o produto, curiosidades que o envolvam, proporcionando entretenimento ao leitor que exercerá a leitura de forma espontânea e prazerosa.
Funções do Twitter
O Microblog foi criado com a finalidade de atender tanto aos usuários domésticos, quanto os empresariais. Se você ainda não tiver uma conta no Twitter basta acessar o site do microblog e se cadastrar, a utilização desta rede social é gratuita, com ela você poderá conversar com seus amigos, seguir celebridades que você admira e a inda poderá compartilhar fotos e vídeos.
Agora, se você for uma pessoa jurídica, a utilização desta rede social se torna muito mais interessante, pois uma informação liberada pela sua conta, poderá atingir milhares de pessoas em apenas 10 minutos, porém, você deve tomar muito cuidado com a manipulação das informações soltas no Twitter, pois uma informação equivocada, poderá resultar em muitos pontos negativos para a sua empresa.
Sendo assim, antes de sair twittando qualquer coisa a torto e a direita, procure uma orientação profissional, há pessoas especializadas em gerenciamento de redes sociais, elas saberão as melhores informações a serem reveladas, a forma mais adequada para expô-las assim como, caso ainda dê errado, qual é a melhor maneira de prosseguir.
Ferramentas do twitter
O funcionamento dessa rede social depende de seguidores, você precisa seguir pessoas para ver o que elas postam e elas precisam te seguir para ver o que você posta. Quem obtiver o maior número de seguidores, apresenta maior popularidade na rede social.
O post que as pessoas fazem se chama tweet, você poderá retweetar esse tweet, respondê-lo e ainda favoritá-lo. É permitido que o usuário mande mensagens diretas para ouro usuário, estas mensagens serão privadas, permitindo apenas que o receptor a veja e não todos os seus seguidores.