Mercado de Ações

links patrocinados

Mercado de Ações

Mercado de Ações

O mercado de ações é o nome dos agentes que negociam títulos de renda variável, ou seja, as ações. Os negócios podem ser realizados através das bolsas de valores ou dos mercados de balcão. Nas bolsas de valores são negociados os títulos públicos mais importantes, com grande valor de mercado.

Já nos mercados de balcão são comercializadas ações que não fazem parte da bolsa de valores, mas que são regulamentadas por lei e estão dentro das normas legais. Neste caso não existe a coordenação de entidades privadas de autorregulação. Esses mercados paralelos à bolsa existem porque não são todos os produtos que são comercializados na bolsa de valores.

Como funciona o Mercado de Ações

A bolsa de valores é o mercado organizado no qual são negociadas ações de empresas de capital aberto, independentemente de serem públicas ou privadas. Isso significa que qualquer pessoa pode investir naquela empresa, através das ações. Já o mercado de balcão abrange todas as distribuições, compra e venda de ações que não são feitas na bolsa de valores.

O mercado de ações, portanto, gira em torno das próprias ações, que são pedaços de companhias, partes, porcentagens vendidas para as pessoas. Por exemplo, as empresas podem ter um único dono majoritário e milhares de outros sócios com pequenas partes da companhia. De maneira geral, eles não participam ativamente da empresa, mas recebem alguns benefícios dela.

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa)

A grande bolsa de valores brasileira é a Bovespa. Ela é a única bolsa de valores de mercadoria e futuros em operação no Brasil. Ela fica em São Paulo e comercializa, entre outros, commodities e ouro. Na Bovespa, as ações são negociadas e o preço é definido através da lei da oferta e da procura.

O mercado acionário brasileiro é controlado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão do governo federal que é responsável por fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.

A maior parte das economias do mundo trabalha com a bolsa de valores para efetuar as operações do mercado acionário. Qualquer pessoa pode investir na bolsa, o que se torna uma forma de investimento que vem crescendo nos últimos anos. Para fazer isso o mais indicado é consultar uma corretora, que vai explicar e auxiliar o investidor.

 

Bovespa Tempo Real

Bovespa Tempo Real

Sobre a Bovespa Tempo Real

A Bovespa é a Bolsa de valores de São Paulo. Ela era a bolsa oficial do Brasil até quando houve a fusão dela com a BM&F gerando assim uma nova instituição chamada de BM&Bovespa, no dia 08 de maio de 2008. A Bovespa está localizada no centro da capital paulista, tendo como principal índice econômico o Ibovespa.

História da Bovespa

A Bovespa foi fundada em 23 de agosto de 1890 por Emílio Rangel Pestana. Inicialmente começou com um simples escritório na cidade de São Paulo de agência de negócios, ofertando serviços novos como a compra e venda de títulos e intermediações em operações bancárias. O sucesso repentino do novo empreendimento fez com que o agente resolveu fundar um centro coordenador para operações mobiliárias, e também servindo como um orientador para as pessoas que desejavam aplicar seus dinheiros.

Depois de quatro anos, foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, dando continuidade assim à evolução do mercado de capitais brasileiro. Em 1934, a bolsa passou a fixar suas dependências no Palácio do Café. Um ano mais tarde o nome foi alterado para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo.

Até próximo à década de 60, a Bovespa e outras bolsas eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças, que hoje são as Secretarias da fazenda estaduais. No total eram 27 bolas de valores no país. Após as reformas do sistema financeiro nacional, as bolas assumiram um formato institucional, mudando para associações sem fins lucrativos. Entretanto, ainda gozavam de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

No ano de 1967, modificaram mais uma vez o nome da entidade passando a ser chamada de Bolsa de Valores de São Paulo. Até a década de 80, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro era o grande mercado de ações do Brasil. Entretanto, após começou a perder espaço para a Bovespa.

No ano de 2000, as bolsas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas-Espírito Santo-Brasília, do Extremo Sul, de Santos, da Bahia-Sergipe-Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná e a Bolsa Regional foram integradas. Assim, a Bovespa passou a ficar responsável por toda a negociação de ações do país.

Bovespa Tempo Real

Para aqueles que desejam acompanhar os índices da Bovespa em tempo real basta acessar o site da entidade e verificar tudo online. (Confira a cotação bovespa online)O índice é calculado em tempo real, considerando instantaneamente os valores dos negócios praticados no mercado.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados