Melhores universidades da América Latina 2014
Antes ocupada pela USP, o mais recente ranking das Melhores universidades da América Latina 2014 coloca outra instituição de ensino superior no lugar. Veja mais informações sobre os primeiros colocados na lista e em que lugares estão as universidades brasileiras.
Primeiro e segundo lugar entre as melhores universidades
Baseado em uma região que possui 21 países em sua composição, um estudo do grupo QS – Quacquarelli Symonds divulgou quais são as 100 melhores universidades da América Latina 2014. O primeiro lugar ficou com a Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), com nota máxima em todos os quesitos analisados. Com sede na capital Santiago, ela é privada e possui mais de 20 cursos de bacharelado.
A Universidade de São Paulo (USP) se encaixa pela primeira vez na história desde sua criação como a segunda entre as melhores universidades da América Latina 2014. Conhecida como uma das mais tradicionais instituições de nível superior do país, a USP possui campus espalhados no estado de São Paulo e é a maior universidade pública do Brasil.
Melhores universidades da América Latina 2014: terceira e quarta colocação
As duas próximas colocações entre as 100 melhores universidades da América Latina 2014 foram tomadas somente por instituições brasileiras. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui unidades ainda nas cidades paulistas de Limeira, Paulínia e Piracicaba, mas seu campus se localiza no município campinense.
Logo atrás está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em quarto lugar. Contando somente o âmbito das federais, é a maior do país, oferecendo campi em 11 municípios do estado fluminense e possuindo mais de 157 cursos. Como uma das melhores universidades da América Latina 2014, oferece ainda mais de 500 pós-graduações.
Universidade da Colômbia e do Chile em 5° e 6° lugar
O quinto lugar da lista das melhores universidades da América Latina 2014 feita pelo grupo QS é dos colombianos, com a instituição Universidad de Los Andes Colombia, com uma nota de 94.7 em uma pontuação que vai de 0 a 100. Ele é uma universidade privada e que oferece 28 cursos de graduação no país, com campus sede em Bogotá.
Já atrás está a educação chilena novamente, com a Universidad de Chile, conhecida por seu famoso time de futebol com o mesmo nome. Conhecida como a primeira instituição de ensino superior republicana, está entre as melhores universidades da América Latina 2014 com uma pontuação de 94.1, no ranking final.
Melhores universidades da América Latina 2014: formando as 10 mais
A sétima das melhores universidades da América Latina 2014 foi considerada o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM), uma fundação pública localizada no México. Já a oitava colocação também ficou com uma universidade mexicana, desta vez a pública Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
O ranking das 10 mais bem prestigiadas instituições de ensino superior da América Latina termina com duas brasileiras no 9° e 10° lugar, sendo elas a Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ambas públicas.