Melhores serviços de banda larga do Brasil

links patrocinados

Melhores serviços de banda larga do Brasil

De acordo com informações divulgadas pelo IBGE em 2010, mais de 58 milhões de brasileiros já têm acesso à internet banda larga. Muito desta popularização se deve à grande concorrência no setor, fazendo com que os planos fiquem muito mais baratos. Embora seja extremamente importante, a concorrência também acaba trazendo alguns problemas. Na busca pelo maior número possível de clientes, muitas operadoras começam a oferecer serviços para além de suas capacidades, gerando lentidão ou até interrupção da conexão para alguns consumidores.

A oferta de serviços de banda larga no Brasil tem sido fortemente fiscalizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que já aplicou diversas multas em 2013 para operadoras que não cumpriram com as exigências mínimas em seus serviços. O Inmetro também tem feito diversas análises em relação à conexão e aos contratos, prestando atenção principalmente às chamadas “compras casadas”, nas quais o consumidor é induzido a assinar mais de um serviço – como TV e internet, por exemplo. Confira, abaixo, quais têm sido consideradas as melhores prestadoras de serviço de internet banda larga no Brasil.

Os contratos de serviços de banda larga

Melhores serviços de banda larga do Brasil Confira os Melhores serviços de banda larga do Brasil

Os contratos de assinatura de banda larga são uma das maiores preocupações das agências reguladoras. De acordo com o Inmetro, a GVT, a NET, a Telefônica e a Oi não respeitam plenamente o código de defesa do consumidor em seus contratos, principalmente no que diz respeito à garantia de acesso à velocidade contratada pelo assinante.

Banda Larga

Velocidade dos serviços de banda larga

Em relação à velocidade testada, nenhuma das operadoras apresentou problemas graves em relação ao mínimo necessário. Em relação ao quesito disponibilidade, ou seja, o tempo que a conexão fica disponível durante o mês, a Net foi a operadora que mais apresentou problemas. Ao longo de um mês de testes, a conexão ficou indisponível por cerca de nove horas.

Banda Larga no Brasil

Custo x benefício

Outro quesito analisado pelo Inmetro é a relação custo x benefício, ou seja, a proporção entre preços de mensalidades, velocidade contratada, disponibilidade e existência ou não dos pacotes de franquia. A internet franqueada funciona da seguinte maneira: dependendo do pacote assinado, o usuário tem direito a um limite mensal de tráfego de dados. Se este valor é ultrapassado, a conexão sofre uma redução drástica em sua velocidade até que o mês termine.

Conheça os Melhores serviços de banda larga do Brasil

Ranking das operadoras

Analisadas todas estas informações, a GVT foi considerada a melhor operadora de internet banda larga do Brasil, devido à estabilidade de velocidade e à inexistência de franquia. Na segunda posição ficou a Oi Velox, seguida pela Telefônica Speedy. A última posição das operadoras analisadas ficou com a Net, que teve como principais problemas o alto nível de indisponibilidade, o preço alto dos pacotes e, principalmente, a limitação por franquia. Nos planos de 1 MB, por exemplo, a franquia está limitada a 20 GB mensais, valor baixíssimo para quem gosta de fazer downloads.
É importante lembrar que o sistema de franquias também considera a simples navegação pela internet. Muitas vezes, a navegação pode consumir quase 1 GB diário.

Pesquisar
Artigos Relacionados