Medidor de Velocidade Internet

links patrocinados

Medidor de Velocidade Internet

Se a internet estiver lenta demais ou não estiver compatível com a velocidade estabelecida pelo contrato entre você e o provedor, pode ser que algo esteja errado. Uma das maneiras simples e rápidas de verificar o problema é fazendo um teste de velocidade na internet.

São várias as empresas que oferecem os chamados “medidores de velocidade”, gratuitamente, através de sites. O que eles fazem é medir a velocidade de download e upload, e também a qualidade da conexão para streamings de áudio e vídeo.

Exemplos de Medidores de Velocidade

É importante ficar atento: nem todos os medidores de velocidade (ou velocímetros) disponíveis por aí são 100% confiáveis. Para quem quer ter certeza da precisão do resultado, uma dica é usar velocímetros como o RJNET ou o SpeedTest.net, que são bastante eficientes.

Como testar a velocidade da sua conexão

Se quiser saber qual a velocidade real da sua conexão, acesse um velocímetro confiável. Normalmente as páginas onde eles estão hospedados são fáceis de navegar e algumas contém até instruções. Ao encontrar o botão “Iniciar teste”, clique, e rapidamente ele te fornecerá os dados que você solicitou.

Antes de se realizar o teste é importante, contudo, fechar todos os programas que realizam downloads e uploads, porque eles interferem no resultado.

Cálculo de velocidade

Para calcular qual deve ser a velocidade de download do seu computador, é preciso dividir o valor da conexão (a quantidade em MB contratada entre você e o provedor) pelo número 8. Isso é necessário porque a conexão é medida em bytes, mas os downloads são calculados em bits.

Velocímetro: como funciona

Quando você clica em “Iniciar teste”, o site envia para o seu computador um pequeno arquivo, e mede através do cronômetro que você vê na tela quanto tempo este arquivo demora para chegar em seu computador. Logo depois, o arquivo é enviado de volta para o velocímetro, para que ele possa calcular também a velocidade de upload.

Speed test net teste de velocidade

Speed test net teste de velocidade

Quando assinamos um plano de Internet, o primeiro passo é escolher a velocidade de conexão mais adequada às nossas necessidades. Atualmente, é comum que a menor velocidade dos provedores seja de 10 megabytes. Mas como é possível saber se estamos realmente recebendo esta velocidade em nossos computadores?

Se você está com a impressão de que sua Internet está lenta, é possível que haja algum problema em sua conexão. Pode ser algo temporário, que será rapidamente resolvido pelo provedor, ou um problema mais sério. Não é raro que algumas empresas ofereçam uma velocidade abaixo daquela contratada.

Felizmente, existem diversos mecanismos para que descubramos se a Internet está realmente lenta. São os chamados velocímetros, ou medidores de velocidade de conexão. E, se você deseja fazer u teste realmente confiável, uma das melhores opções é o Speed Test.

Como funciona o Speed Test

O site do Speed Test é muito simples. Assim que você acessa a página e clica no botão “Iniciar Teste”, o site procura o melhor servidor para realizar o teste da melhor maneira possível. Todo o processo é automático. Basta clicar e aguardar os resultados.

É importante lembrar que os valores apresentados não correspondem à velocidade de conexão contratada. Por exemplo, se você possui uma Internet de 10 megabytes, a velocidade de download não será de 10 megabytes. Por que isso acontece? Porque a conexão é medida em bytes, mas os downloads e uploads são calculados em bits. Pode parecer complicado, mas o mecanismo para encontrar a correspondência entre a velocidade de download e a de conexão é muito fácil.

Calculando a velocidade

A velocidade de download ideal é descoberta quando você divide o valor de sua conexão por 8. Se você possui uma conexão de 10 megabytes, divida este valor por 8. O resultado será 1,25. Se o resultado do Speed Test estiver próximo a este, está tudo bem com sua conexão.

Lembre-se de sempre fechar todos os programas que utilizam conexão antes de efetuar o teste, pois os valores podem ser alterados por estes softwares. Se o resultado obtido estiver muito abaixo daquele contratado, entre em contato com seu provedor de Internet.

Pesquisar
Artigos Relacionados