Livro Dom Casmurro

links patrocinados

Livro Dom Casmurro

Livro Dom Casmurro

Mesmo quem não gosta muito de ler acaba tendo algum tipo de contato com os grandes clássicos da literatura brasileira. Seja no colégio, durante o Ensino Médio, ou até mesmo com produções cinematográficas, que muitas vezes pegam algum livro como base para desenvolverem a história em uma versão para as telonas.

Importância nacional

Um dos principais autores da literatura brasileira é Machado de Assis, lembrado até hoje pela sua contribuição com a cultura brasileira e também pela divulgação da sua produção internacionalmente. A partir do momento em que um autor tem destaque internacional, toda a nação acaba sendo privilegiada pelo reconhecimento de um conterrâneo.

Entre a vasta produção cultural de Machado de Assis está o livro Dom Casmurro. O título faz parte da trilogia realista do autor, que engloba também o ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e ‘Quincas Borba’. No caso, Dom Casmurro foi o último entre estes a ser escrito, pois foi publicado somente em 1899.

Toda a história é narrada em primeira pessoa por um dos personagens principais, Bento de Albuquerque Santiago, com 54 anos no momento em que começa a contar as suas lembranças. O advogado relembra sua vida desde a infância, contando episódios que passou com sua mãe, até quando conhece Capitu, a mulher que se tornou sua esposa.

Episódio marcante

A principal referência a Dom Casmurro diz respeito justamente ao relacionamento entre Bentinho, como era conhecido no livro, e Capitu. Ambos eram melhores amigos do outro casal da trama, Ezequiel de Sousa Escobar e Sancha. O filho do casamento de Bentinho e Capitu foi batizado de Ezequiel, e a filha do outro casal de Capitolina.

Porém, em determinado momento da trama, Sancha morre. Durante seu enterro, Bentinho percebe uma troca de olhares entre Capitu e Ezequiel e, a partir desse momento, começa a suspeitar da infidelidade do seu amigo e da sua esposa.

No desenrolar da trama Bentinho começa inclusive a desconfiar da paternidade de seu filho, pois desconfia que tenha sido gerado pelo próprio Ezequiel. A obra de Machado de Assis é usada muitas vezes em aulas de Direito para ‘julgar’ Capitu e analisar como o autor coloca os personagens e as acusações.

Dom Casmurro

Dom Casmurro

Dom Casmurro

Uma obra do escritor brasileiro Machado de Assis escrita por volta dos anos 1900. Nas paginas de Dom Casmurro é possível encontrar temas como o ciúmes, retrato moral de toda uma época e outras peculiaridades dos textos machadianos. As interpretações para a obra literária Dom Casmurro foram varias, passando por análises psicanalíticas, feministas e sociológicas. Dom Casmurro ganhou uma adaptação para a TV.

Dom Casmurro no Mundo

A obra de Machado de Assis é tão rica que já foi traduzida para diversas línguas, o livro Dom Casmurro pode ser encontrado em Português, Italiano, Francês, Espanhol, Alemão, Inglês, Sueco, Polonês, Tcheco, Romeno, Servo-croata, Estoniano e Catalão. Isto em se tratando e traduções oficiais, também existem traduções não oficiais das obras de escritores clássicos.

A Obra Dom Casmurro

O narrador dá inicio a obra ao justificar o porquê do titulo escolhido. Ele descreve que dom Casmurro era um apelido do personagem principal, Bento Santiago, que é o protagonista e também o próprio narrador. Ele é um carioca de 54 anos, advogado e um solitário.

Na historia Bento conseguiu reconstruir na cidade de Engenho Novo sua antiga morada, conforme a época da infância. O apelido dom Casmurro lhe foi dado por um maquinista ao perceber que Bento fechava os olhos algumas vezes enquanto ele recitava uma poesia. Seus amigos próximos e também seus amigos acabaram divulgando o apelido que pegou.

Bento conta suas experiências de vida. Na obra ele inicia um dos capítulos contando como foi quando sua mãe o enviou para um seminário. Esta havia sido a promessa que ela teria feito caso tivesse um filho do sexo masculino. O motivo do envio ao seminário é que dona Glória, mãe de Bento, havia tomado conhecimento sobre um namoro de Bento com Capitolina Pádua, vizinha deles.

Bento tenta tramar junto de Capitu e de outros personagens para que sua mãe, dona Glória, mude de ideia sobre enviá-lo a um seminário. Por fim ele revela para sua mãe que não possui vocação para seminarista, no entanto isto não faz com que sua mãe volte atrás na promessa que havia feito.

Mais sobre Dom Casmurro

Para saber toda a história de Dom Casmurro basta ir a biblioteca mais próxima e ler a obra de Machado de Assis. Alguns resumos disponíveis na internet contam superficialmente toda a história. A obra cai em vestibulares e processos seletivos.

Pesquisar
Artigos Relacionados