LHC 2011

links patrocinados

LHC 2011

LHC 2011

Uma das máquinas mais importantes da história da humanidade vai continuar em pleno funcionamento em 2011. O Grande Colisionador de Hádrons, conhecido mundialmente como LHC – Large Hadron Collider (sigla em inglês).

A programação inicial do acelerador era para uma para ainda no ano de 2011, quando seriam feitas avaliações e ajustes técnicos à maquina. No entanto, o equipamento continuará funcionando, com uma energia de 3,5 TeV, visando o aperfeiçoamento do que já foi feito e dos estudos desenvolvidos.

O

LHC 2011

tem uma importância única na pesquisa do campo físico, foi ele que conseguiu reproduzir o Big Bang, explosão que deu origem ao universo, segundo os cientistas.

A questão do aceleramento de partículas é discutida por todos, mas o fato é que se aproximar o quanto mais disso trará benefícios ímpares para a sociedade. Televisão, monitores, são pequenos aceleradores de partículas, popularmente falando.

O que é o LHC – Acelerador de partículas?

O que e LHC 2011

O LHC – Acelerador de Partículas foi constituído em 2008, mais precisamente no dia 10 de setembro de 2010, causando uma grande euforia entre os pesquisadores da física. O principal objetivo do equipamento é o estudo a partir das colisões de partículas, tais como os prótons e as que têm núcleo de chumbo.

Com isso, os cientistas pretende explicar a origem da massa que constituem as partículas elementares. Outra finalidade é o conhecimento referente à outras dimensões do espaço.

Mas a verdade por trás deste experimento é a busca pela partícula de Bóson de Higs, chamada de a “partícula de Deus”, a qual se acredita ser a responsável pela origem da matéria, consequentemente, da vida. Se o LHC encontrar essa partícula, toda a tese da ciência de que a vida se fez a partir da matéria, a teoria estará correta.

Sobre o LHC

Acelerador de Particulas

Desenvolvido pelo CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o LHC está localizado entre a França e Suíça, na divisa das duas nações.

Sua profundidade do nível da terra é de aproximadamente 10 metros, onde os prótons são acelerados dentro de um anel, com cerca de 8km de diâmetro. Lá, com a manutenção do funcionamento dos LHC, será possível elevar a energia par ao montante de 3,5 TeV.

Apesar de ter sido lançado em 2008, a primeira colisão de prótons se deu apenas em 30 de março de 2010. Neste período, o LHC precisou passar por reparos, ocorrido em setembro de 2008.

Sobre LHC 2011

O incidente foi no setor 3-4, que culminou com o vazamento de hélio no turno. O fato foi investigado e chegou-se a conclusão de que a falha elétrica em dois imãs resultou no problema mecânico que causou a interrupção do funcionamento.

Em números

Alguns dados chamam muita atenção, se compararmos com as escalas que homem conhece. A circunferência do LCH é de aproximadamente 27 km, onde os feixes de energia percorrem, em dez horas, a distância de 10 bilhões de km, equivalente a uma ida e volta ao planeta Netuno. A velocidade dos prótons no momento exato da colisão chega a 299.789.760 m/s, o que equivale a 99,9999991% da velocidade da luz.

Em numeros Para que serve a LHC 2011

Pesquisar