Lendas Urbanas

links patrocinados

Lendas Urbanas

Lendas Urbanas

Lendas Urbanas – O folclore da atualidade

Lendas Urbanas são uma espécie de folclore moderno. Histórias amplamente divulgadas pelas pessoas, comumente sensacionalistas ou até fabulosas. Atualmente ganham um poder ainda maior pela possibilidade de grande divulgação na internet. Algumas parecem verídicas, o que aumenta ainda mais o fascínio das pessoas por esses contos. Algumas delas são adaptadas por filmes, aparecendo como detalhes do enredo ou até sendo o conteúdo principal da história. Elas podem ser regionais, vinculadas a um local específico, ou atemporais e divulgadas por todo o mundo, recontadas de pai para filhos por gerações. E aí, lembra de alguma? Provavelmente você já ouviu pelo menos uma vez alguma dessas lendas urbanas:

Bloody Mary

Bloody Mary (não confundir com o drink de suco de tomate), ou Maria Sangrenta, é uma das lendas urbanas mais famosas de todos os tempos, amplamente divulgada em filmes de terror. Essa história foi publicada há décadas nos Estados Unidos por um especialista em folclores e é conhecida até os dias de hoje. Segundo a lenda, se uma pessoa se trancar no banheiro à meia noite e sussurrar para o espelho “Bloody Mary, Blood Mary, Blood Mary”, uma garota loira coberta de sangue aparece no espelho. A violência do evento depende de quem conta a lenda, mas há teses variando desde a simples aparição do fantasma ao brutal assassinato de quem estiver realizando a “brincadeira”.

Sanduíches do Mc Donald’s são feitos de carne de minhoca

Quem nunca ouviu essa história? A lenda diz que todas as carnes dos famosos hambúrgueres do Mc Donald’s não teriam origem bovina, mas sim de minhocas. O boato foi divulgado no início da década de 70 por uma grande rede de televisão americana e, incrivelmente, ainda não foi esquecido. A rede de fast food obviamente alega que sua carne é de origem bovina, a não ser nos sanduíches de frango e peixe, é claro. Há quem diga que um dos motivos de muitas pessoas darem crédito a essa lenda é o método que a rede utiliza no processamento das carnes. O aproveitamento de carnes não nobres e utilização de muitos produtos químicos para a conservação, que deixaria a consistência do hambúrguer “estranha”.

O Monstro do Lago Ness

A lenda do Monstro do Lago Ness, mundialmente famosa, tem muitos adeptos que a defendem veementemente. Segundo o conto, existiria dentro do enorme Lago Ness (localizado na Escócia) um grande monstro marinho, semelhante a um dinossauro, que atacaria embarcações incautas. Existem homens que moram nas margens do lago e dedicam suas vidas a perseguir o monstro. Vale destacar que a lenda adquiriu tal dimensão que gera um considerável aumento do turismo na região e muitas pessoas lucram com a venda de artefatos que remetem ao monstro, como brinquedos de pelúcia, pôsteres e até cervejas batizadas com o nome da criatura. Até apelido o monstro tem, sendo carinhosamente conhecido como “Nessie”.

O Homem do Saco

A lenda do Homem do Saco, ou Velho do Saco, conta a história de um homem que sequestraria criancinhas colocando-as em um grande saco. Isso aconteceria se as crianças estivessem na rua sozinhas ou sendo desobedientes. O objetivo do homem seria comer as crianças, ou transformá-las em sabão. Nesse caso é fácil distinguir como a história é tão repetida: as próprias mães contam a lenda para seus filhos, de forma a torná-los mais obedientes por medo de serem encontrados pelo temido Velho do Saco.

Pesquisar
Artigos Relacionados