Jornal Nacional

links patrocinados

Jornal Nacional

Jornal Nacional

Sobre o Jornal Nacional

O telejornal mais antigo ainda em exibição no Brasil. Este é uma das marcas que dão credibilidade ao Jornal Nacional, exibido todos os dias pela Rede Globo de televisão, há mais três décadas, e que se tornou uma das marcas registradas da emissora.

Os apresentadores trazem os momentos mais marcantes do Brasil e do mundo há mais de 40 anos, precisamente, desde o dia 1º de setembro de 1968, quando foi ao ar a primeira edição do telejornal, sob apresentado pelos jornalistas Cid Moreira e Hilton Gomes.

Além de ser o mais antigo, o Jornal Nacional também acumula a marca de ter sido o primeiro jornal transmitido ao vivo no Brasil. Outra curiosidade sobre o telejornal, é a respeito de seu nome, o programa recebeu este nome devido a um dos patrocinadores na época, o Banco Nacional.

Apresentadores do JN

Ao longo dos mais de 40 anos de história, o Jornal Nacional teve diversos apresentadores, quele que foi mais marcante em todos esse anos foi Cid Moreira, reconhecido por sua voz grave. Junto com Sérgio Chapelin, formou uma dupla que apresentou o JN por quase três décadas, e se marcou uma marca do jornalismo no país.

Atualmente, os âncoras são William Bonner e Fátima Bernardes, o casal do Jornal Nacional. Juntos, eles personificam-se como o próprio telejornal. Casados, os jornalistas foram bem aceitos pela audiência, e logo se tornaram outro ícone do programa.

Momentos do Jornal Nacional

Há alguns momentos significativos na história do Jornal Nacional e que colocaram em xeque a credibilidade do mesmo. Um deles aconteceu em 1982, quando o jornal foi acusado pelo candidato Leonel Brizola de tentativa de fraude nas eleições estaduais no Rio de Janeiro. O episódio, inclusive, resultou em um pedido de desculpas públicas dos apresentadores a Brizola, obedecendo uma decisão judicial.

Dois anos depois, o Jornal Nacional foi acusado de esconder as manifestações do movimento Diretas Já, que pedia eleições diretas no país após anos de ditadura. Em 1989, o JN mais uma vez foi acusado, desta vez de ter manipulado o debate presidencial, privilegiando o candidato Fernando Collor, a um dia da eleição no segundo turno.

Jornal da Globo

Jornal da Globo

Sobre o Jornal da Globo

A Rede Globo, emissora brasileira de televisão aberta criada no ano de 1965 pelo jornalista Roberto Marinho, é um dos canais mais assistidos pelos telespectadores brasileiros. Isso acontece porque a Rede Globo conta com uma grade de programação formada por atrações dos mais diferentes tipos.

Na programação da Globo, os brasileiros podem encontrar telejornais, telenovelas, seriados, desenhos animados, filmes, programas de culinária, auditório, de saúde, de variedades e muitas outras atrações que fazem sucesso entre o público de diversas idades e classes sociais.

Mas é importante lembrar que um dos campos que a Rede Globo mais se destaca é no de jornalismo. Em toda a sua programação, a emissora conta com diversos telejornais que informam telespectadores com qualidade e precisão. Tanto que o jornalismo da Globo é considerado um dos melhores do país. Um dos telejornais que a emissora possui é o Jornal da Globo.

Primeira exibição do Jornal da Globo

O Jornal da Globo começou a ser exibido no ano de 1967, com o apresentador Hilton Gomes e Luís Jatobá. Mas o jornal parou de ser exibido por um certo período, voltando às telas somente no ano de 1979. Ele ficou no ar até 1981 e era apresentado por Sérgio Chapelin.

Em agosto de 1982, a Globo resolveu recolocar o Jornal da Globo na programação e a partir daí ele não foi mais interrompido, fazendo parte do cotidiano de diversas gerações de brasileiros que contavam com o Jornal para ficar sabendo das principais notícias do Brasil e do mundo.

Hoje em dia, o Jornal da Globo é comandado pelos apresentadores Christiane Pelajo e William Waack, que estão na apresentação do jornal já há muitos anos. O Jornal da Globo é exibido de segunda a sexta-feira, após a sessão de filmes, futebol ou programas humorísticos, conforme o dia e antes do Programa do Jô.

Objetivo do Jornal da Globo

O principal propósito do Jornal da Globo é apresentar os fatos mais importantes que aconteceram no dia, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo e também trazer informações de colunistas e comentaristas, dando às notícias um tratamento mais aprofundado e com seriedade.

Pesquisar
Artigos Relacionados