Jardim Vertical – Como fazer passo a passo com garrafa pet

Jardim Vertical - Como fazer passo a passo com garrafa pet

Jardim Vertical – Como fazer passo a passo com garrafa pet

Para aqueles sonhadores por ter um jardim em sua casa, mas que moram em espaços pequenos, sem quintal ou mesmo para os moradores de apartamentos de plantão, a sugestão agora são os jardim verticais! Compactos, práticos, são fáceis de ser montados, tem custos para todos os bolsos e vão deixar sua casa e seu apartamento lindos! Além disso as áreas verdes podem ir da entrada até para algumas das peças da sua casa como a cozinha ou a sala. Atualmente existem vários modelos, que vão desde os mais simples até os mais sofisticados, veja como fazer o seu e aproveite para além de beleza se beneficiar do ar mais fresco e da vivacidade que os jardins verticais trazem para os ambientes.

Como fazer um jardim vertical

Primeiro passo e muito importante é a escolha do local que vai colocar o seu jardim. Isso porque precisa identificar se o espaço escolhido recebe luz solar durante todo o dia, parte do dia ou fica na sombra; além disso esteja atento ao nível de umidade e espaço, essas observações vão lhe ajudar na escolha das plantas que vai colocar no jardim.
Os espaços podem ser os mais inusitados, podem ser nas paredes, internas ou externas ou pendurados na sacada por exemplo.

Garrafa pet para jardim vertical

O material mais comum e que você pode utilizar em qualquer uma das montagens é metálico, uma estrutura que deve ser acoplada à parede. Esse material pode ser encontrado nos pontos de venda de produtos para jardinagem. Você pode também trocar o material metálico por arames. Tenha cuidado para deixar um espaço entre a parede e a estrutura, isso evita a umidade e permita a melhor respiração das plantas.

Agora use sua criatividade, pode colocar floreiras uma perto da outra, distribuindo pela parede,existem também o sistema modular, que é no plástico e suporta muitas plantas, e os blocos de cerâmica, as bases cruzadas ideias para as plantas trepadeiras, e uma das opções mais acessíveis que são as estruturas de garrafas pets, são outras alternativas para a base do seu jardim.
No caso do jardim com garrafas pet, os próprios vasos são de garrafas. Para isso você vai precisar cortar as garrafas na lateral central, nessa abertura você coloca a planta. E depois o acabamento final ficará para as plantas que você escolher!

Plantas para jardim vertical

Plantas

Na hora de escolher as plantas para este tipo de jardim esteja atento as características de cada uma, e as necessidades que cada uma apresenta, prefira as plantas que precisam de pouco espaço, assim como quantidade pequena de nutrientes e água.
Atenção também quando escolher o local onde cada plantinha será alojada, coloque as próximo do que necessitam de acordo com suas particularidades, sempre atento a luminosidade que ela irá receber e o seu desenvolvimento. Uma dica é colocar as plantas que precisam de rega igual próximas, assim elas não correm o risco de receber muita ou pouca água.
Pronto essas são as dicas básicas para fazer um jardim vertical, use sua criatividade e faça você mesmo o seu jardim!

Jardim vertical com garrafa pet Jardim vertical

Jardim Vertical – Como fazer passo a passo com garrafa pet

Confira um vídeo sobre como fazer uma horta vertical com garrafa pet:

GD Star Rating
loading...
Jardim Vertical - Como fazer passo a passo com garrafa pet, Nota: 4.5 de 5 com 8 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados