Horta suspensa – o que é e como fazer

links patrocinados

Horta suspensa – o que é e como fazer

No meio dos centros urbanos, estamos a cada que dia que passa, mais afastados da natureza, porém o antagonismo entre as construções cinzas e o verde das matas vem tentando ser derrubado pelos naturalistas, porém, estes não têm apresentado êxito total nas suas propensões, pois a cobiça de grandes construções e locais cada vez mais modernos se sobressaem.
Entretanto, há várias alternativas interessantes sendo propostas, como jardins de inverno, hortas e telhados sustentáveis. Sendo assim, o afastamento da natureza, passou a ser opção das pessoas, que, por vezes tem uma área bastante diversificada e exótica de plantas em seu apartamento, porém nunca ao menos, a visitou, pois só saí do prédio pela garagem com o seu carro.
Portanto, é notório que o desapego com a natureza é uma característica que circunda toda a sociedade de forma individual, pois por mais que algumas pessoas procurem o cultivo das plantas a grande maioria não se importa com a relevância que estas apresentam para a sobrevivência humana.

Horta Suspensa: o que é?

As hortas suspensas, assim como o próprio nome sugere, são hortas que ficam presas a paredes.

Horta suspensa – o que é e como fazer Horta suspensa

Estas são hortas pequenas, normalmente feitas com garrafa pet, pois assim, além de plantar, você recicla este material, sendo, portanto 100% sustentável. Normalmente é cultivado um tipo de alimento ou planta genericamente em cada garrafa, por exemplo, você pode plantar alface em uma garrafa, repolho em outra, salsinha e cebolinha em uma terceira, e assim sucessivamente até obter o número de cultivos por você planejado. Consequentemente, a horta em si é formada por várias garrafas.

Decoração com horta suspensa

A Horta Suspensa como Ícone de Decoração

Além de plantar folhas e legumes, você pode plantar flores na sua horta suspensa, o material de apoio costuma ser a garrafa pet, entretanto, você pode optar por materiais de bambu ou de vidro que combine com a sua mobília, com a finalidade de decorar a sua casa de uma forma criativa, inovadora e sustentável.

Relação com a natureza

Relação com a natureza

É comprovado através de estudos, que a aproximação com as plantas melhora o humor das pessoas, assim como a sua saúde, sendo primordial para a sobrevivência da espécie. Logo, ao decorar a sua casa com hortas suspensas, além de deixar a casa com um ar de vivacidade e alegria, trará benefícios para os componentes da sua família.

Como fazer horta suspensa

Como Fazer Hortas Suspensas

Primeiramente você deve planejar o lugar que suspenderá a sua horta, procure locais com destaque e que sejam pequenos, para que as garrafas não fiquem desarmoniosas com o ambiente. O segundo passo é separar o material necessário: terra adubada (você mesmo pode adubar a sua terra), arame de aço, garrafas pet e, obviamente a semente da planta que você pretende cultivar (pode ser uma muda também). Agora, você deve cortar a garrafa pet, de modo que haja apenas uma abertura relativamente grande no corpo da garrafa, neste orifício, coloque a terra e plante a semente, portanto, basta colocar as hastes de aço na sua garrafa, pronto, a primeira está pronta, multiplique o processo conforme o desejado. Lembre-se se aguar as plantas e de posicioná-las de forma que o Sol bata durante um período do dia e tenha sombra no outro.

Pesquisar
Artigos Relacionados